3 de abril de 2025

Quinta-feira da 4ª semana da Quaresma 

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ex 32,7-14

Naqueles dias, 7o Senhor falou a Moisés: “Vai, desce, pois corrompeu-se o teu povo, que tiraste da terra do Egito. 8Bem depressa desviaram-se do caminho que lhes prescrevi. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, inclinaram-se em adoração diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: ‘Estes são os teus deuses, Israel, que te fizeram sair do Egito!’” 9E o Senhor disse ainda a Moisés: “Vejo que este é um povo de cabeça dura. 10Deixa que minha cólera se inflame contra eles e que eu os extermine. Mas de ti farei uma grande nação”. 11Moisés, porém, suplicava ao Senhor seu Deus, dizendo: “Por que, ó Senhor, se inflama a tua cólera contra o teu povo, que fizeste sair do Egito com grande poder e mão forte? 12Não permitas, te peço, que os egípcios digam: ‘Foi com má intenção que ele os tirou, para fazê-los perecer nas montanhas e exterminá-los da face da terra’. Aplaque-se a tua ira e perdoa a iniquidade do teu povo. 13Lembra-te de teus servos Abraão, Isaac e Israel, com os quais te comprometeste por juramento, dizendo: ‘Tornarei os vossos descendentes tão numerosos como as estrelas do céu; e toda esta terra de que vos falei, eu a darei aos vossos descendentes como herança para sempre’”. 14E o Senhor desistiu do mal que havia ameaçado fazer ao seu povo.

Salmo responsorial: Sl 105(106),19-20.21-22.23 (R. 4a)

R. Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!

19Construíram um bezerro no Horeb *e adoraram uma estátua de metal; 20eles trocaram o seu Deus, que é sua glória, *pela imagem de um boi que come feno. R.

21Esqueceram-se do Deus que os salvara, *que fizera maravilhas no Egito; 22no país de Cam fez tantas obras admiráveis, *no Mar Vermelho, tantas coisas assombrosas. R.

23Até pensava em acabar com sua raça, *não se tivesse Moisés, o seu eleito, interposto, intercedendo junto a ele, *para impedir que sua ira os destruísse. R.

Evangelho: Jo 5,31-47

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. 33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. 36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou. 39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis. 44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”


Santos em destaque

São Sisto I, Papa (†128). Romano de nascimento, foi o sexto sucessor de São Pedro. Regeu a Igreja no tempo do imperador Adriano.

São João, Bispo (†432). Bispo de Nápoles, Itália, São João morreu na Noite Santa da Páscoa, enquanto celebrava os sagrados mistérios, e foi sepultado na Solenidade da Ressurreição do Senhor.

São Nicetas, abade (†824). Hegúmeno do mosteiro de Medikion, na atual Turquia, sofreu perseguições por ter defendido com denodo o culto às imagens sagradas.

São José o Himnógrafo, monge (†886). Nascido na Sicília, refugiou-se na Grécia durante as invasões muçulmanas. Combateu os iconoclastas e fundou um mosteiro. Por ser destacado compositor de hinos sacros, foi cognominado Himnógrafo.

São Ricardo de Chichester, Bispo (†1253). Exilado pelo Rei Henrique III e de novo restituído à sua sede, dedicou-se com generosidade ao socorro dos pobres.

São Gandolfo de Binasco, presbítero (†c. 1260). Sacerdote franciscano, contemporâneo de seu fundador. Levou uma austera vida de solidão em Polizzi, Sicília, e percorreu as regiões limítrofes para pregar a Palavra de Deus.

São Luís Scrosoppi, presbítero (†1884). Sacerdote do Oratório de São Filipe Neri, fundou a Congregação das Irmãs da Divina Providência, em Udine, Itália.

Beato João de Penna, presbítero (†1275). Enviado por São Francisco de Assis à Gália Narbonense, França, propagou ali a nova forma de vida evangélica.

Beato Pedro Eduardo Dánkowski, presbítero e mártir (†1942). Sacerdote polonês encarcerado e morto por causa da sua Fé no campo de concentração de Auschwitz, Polônia.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior

Próximas liturgias

27 de março de 2025

Quinta-feira da 3ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...

26 de março de 2025

Quarta-feira da 3ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...

25 de março de 2025

Solenidade da Anunciação do Senhor. Uma das mais antigas comemorações...
Artigo anterior

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever