6 de fevereiro de 2026

Memória de São Paulo Miki e Companheiros

(†1597). Mártires em Nagasaki, Japão. Em numero de vinte e seis, eram: seis missionários franciscanos espanhóis, três catequistas jesuítas japoneses e dezessete leigos japoneses.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Eclo 47,2-13

2Como a gordura, que se separa do sacrifício pacífico, assim também sobressai Davi entre os israelitas. 3Brincou com leões como se fossem cabritos e com ursos como se fossem cordeiros. 4Não foi ele que, ainda jovem, matou o gigante e retirou do seu povo a desonra? 5Ao levantar a mão com a pedra na funda, ele abateu o orgulho de Golias. 6Pois invocou o Senhor, o Altíssimo, e este deu força ao seu braço direito, e ele acabou com um poderoso guerreiro e reergueu o poder do seu povo. 7Assim foi que o glorificaram por dez mil e o louvaram pelas bênçãos do Senhor, oferecendo-lhe uma coroa de glória. 8Pois esmagou os inimigos por toda parte e aniquilou os filisteus, seus adversários, abatendo até hoje o seu poder. 9Em todas as suas obras, dava graças ao Santo Altíssimo com palavras de louvor: 10de todo o coração louvava o Senhor, mostrando que amava a Deus, seu Criador. 11Diante do altar colocou cantores, que deviam acompanhar suavemente as melodias. 12Deu grande esplendor às festas e ordenou com perfeição as solenidades até o fim do ano: fez com que louvassem o santo nome do Senhor, enchendo o santuário de harmonia desde a aurora. 13O Senhor lhe perdoou os seus pecados e exaltou para sempre o seu poder; concedeu-lhe a aliança real e um trono glorioso em Israel.

Salmo responsorial: Sl 17(18),31.47 e 50.51 (R. cf. 47b)

R. Louvado seja Deus, meu Salvador!

31São perfeitos os caminhos do Senhor, *sua palavra é provada pelo fogo; nosso Deus é um escudo poderoso *para aqueles que a ele se confiam. R.

47Viva o Senhor! Bendito seja o meu Rochedo! *E louvado seja Deus, meu Salvador!50Por isso, entre as nações, vos louvarei, *cantarei salmos, ó Senhor, ao vosso nome. R.

51Concedeis ao vosso rei grandes vitórias †e mostrais misericórdia ao vosso Ungido, *a Davi e à sua casa para sempre. R.

Evangelho: Mc 6,14-29

Naquele tempo, 14 o rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: “João Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem”. 15Outros diziam: “É Elias”. Outros ainda diziam: “É um profeta como um dos profetas”. 16Ouvindo isso, Herodes disse: “Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!” 17Herodes tinha mandado prender João e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. 21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”. 23E lhe jurou, dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. 24Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.


Santos em destaque

São Gastão, Bispo (†c. 540). Enviado por São Remígio, Bispo de Reims, para Arras, França, catequisou o rei Clóvis, restabeleceu a igreja local e a dirigiu durante cerca de quarenta anos.

Santo Amando de Elnon, Bispo (†c. 679). Foi eleito Bispo após longos anos de vida eremítica. Pregou missões na região de Flandres e ao longo do Danúbio. Morreu no mosteiro de Elnon, na França, por ele fundado.

São Brinolfo Algotsson, Bispo (†1317). Bispo de Skara, na Suécia.

Santo Afonso Maria Fusco, presbítero (†1910). Fundou em Angri, Itália, a Congregação das Irmãs de São João Batista.

São Mateus Correa, presbítero e mártir (†1927). Durante a perseguição contra a Igreja, se recusou a revelar um segredo de Confissão e por isso foi fuzilado em Durango, México.

Beato Francisco Spinelli, presbítero (†1913). Foi professor do seminário, diretor espiritual e conselheiro de várias comunidades femininas. Junto com Santa Gertrudes Comensoli, fundou a Congregação das Irmãs Adoradoras do Santíssimo Sacramento. Faleceu em Cremona, Itália.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

1 de fevereiro de 2026

Domingo da 4ª semana do Tempo Comum Leituras da...

31 de janeiro de 2026

Memória de São João Bosco Natural de Castelnuovo de Asti,...

30 de janeiro de 2026

Sexta-feira da 3ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever