5 de fevereiro de 2023

Domingo da 5ª semana do Tempo Comum

Hoje omite-se a Memória de Santa Águeda (ou Ágata). Virgem martirizada no ano 250 na Catânia, Sicília, onde a Igreja sofreu terrível perseguição. Foi muito venerada pelos Papas, devendo-se a São Gregório Magno a introdução de seu nome no Cânon Romano.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 58,7-10

Assim diz o Senhor: 7Reparte o pão com o faminto, acolhe em casa os pobres e peregrinos. Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne. 8Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá. 9Então invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: “Eis-me aqui”. Se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo o socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia.

Salmo responsorial: Sl 111(112),4-5.6-7.8a.9 (R. 4a.3b)

R. Uma luz brilha nas trevas para o justo, permanece para sempre o bem que fez. Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 4Ele é correto, generoso e compassivo, *como luz brilha nas trevas para os justos. 5Feliz o homem caridoso e prestativo, *que resolve seus negócios com justiça. R.

6Porque jamais vacilará o homem reto, *sua lembrança permanece eternamente! 7Ele não teme receber notícias más: *confiando em Deus, seu coração está seguro. R.

8aSeu coração está tranquilo e nada teme *9Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez *e crescerão a sua glória e seu poder. R.

Segunda leitura: 1Cor 2,1-5

1Irmãos, quando fui à vossa cidade anunciar-vos o mistério de Deus, não recorri a uma linguagem elevada ou ao prestígio da sabedoria humana. 2Pois, entre vós, não julguei saber coisa alguma, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado. 3Aliás, eu estive junto de vós, com fraqueza e receio, e muito tremor. 4Também a minha palavra e a minha pregação não tinham nada dos discursos persuasivos da sabedoria, mas eram uma demonstração do poder do Espírito, 5para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria dos homens.

Evangelho: Mt 5,13-16

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 13“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. 14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada, e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim, num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa. 16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.


Santos em destaque

São Sabas o Jovem, monge (†995). Com seu irmão, São Macário, propagou incansavelmente a vida cenobítica nas regiões da Calábria e da Lucânia, Itália.

São Lucas de Lucânia, abade (†995). Levou vida monástica inicialmente na Sicília e, depois, em vários outros lugares, por causa das incursões dos sarracenos. Faleceu no Mosteiro dos Santos Elias e Anastásio, de Carbone, por ele fundado.

Santa Adelaide, abadessa (†1015). Proveniente de alta nobreza, fez-se religiosa e foi eleita abadessa do mosteiro de Villich, Alemanha. Adotou a regra beneditina e impulsionou o incremento cultural das religiosas.

São Jesus Méndez Montoya, presbítero e mártir (†1928). Fuzilado, por ser sacerdote, durante a perseguição mexicana na Arquidiocese de Morelia.

Beata Francisca Mézière, virgem e mártir (+1794). Dedicou-se ao cuidado dos doentes e à formação de crianças pobres. Decapitada durante a Revolução Francesa, por ódio à fé.

Beata Isabel Canori Mora, mãe de família (†1825). Sofreu com paciência e caridade a infidelidade e maus tratos de um mau esposo. Ingressou na Ordem Terceira da Santíssima Trindade, em Roma, oferecendo sua vida pela conversão dos pecadores.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior4 de fevereiro de 2023
Próximo artigo6 de fevereiro de 2023

Próximas liturgias

1 de abril de 2023

Sábado da 5ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...

31 de março de 2023

Sexta-feira da 5ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...

30 de março de 2023

Quinta-feira da 5ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...
Artigo anterior4 de fevereiro de 2023
Próximo artigo6 de fevereiro de 2023

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,292SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever