6 de fevereiro de 2023

Memória de São Paulo Miki e Companheiros

São Paulo Miki e companheiros (†1597). Mártires em Nagasaki, Japão. Em numero de vinte e seis, eram: seis missionários franciscanos espanhóis, três catequistas jesuítas japoneses e dezessete leigos japoneses.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Gn 1,1-19

1No princípio Deus criou o céu e a terra. 2A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam a face do abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. 3Deus disse: “Faça-se a luz!” E a luz se fez. 4Deus viu que a luz era boa e separou a luz das trevas. 5E à luz Deus chamou “dia” e às trevas, “noite”. Houve uma tarde e uma manhã: primeiro dia. 6Deus disse: “Faça-se um firmamento entre as águas, separando umas das outras”. 7E Deus fez o firmamento, e separou as águas que estavam embaixo, das que estavam em cima do firmamento. E assim se fez. 8Ao firmamento Deus chamou “céu”. Houve uma tarde e uma manhã: segundo dia. 9Deus Disse: “Juntem-se as águas que estão debaixo do céu num só lugar e apareça o solo enxuto!” E assim se fez. 10Ao solo enxuto Deus chamou “terra” e ao ajuntamento das águas, “mar”. E Deus viu que era bom. 11Deus disse: “A terra faça brotar vegetação e plantas que deem semente, e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, que tenham nele sua semente sobre a terra”. E assim se fez. 12E a terra produziu vegetação e plantas que trazem semente segundo a sua espécie, e árvores que dão fruto tendo nele a semente da sua espécie. E Deus viu que era bom. 13Houve uma tarde e uma manhã: terceiro dia. 14Deus disse: “Façam-se luzeiros no firmamento do céu, para separar o dia da noite. Que sirvam de sinais para marcar as épocas os dias e os anos, 15e que resplandeçam no firmamento do céu e iluminem a terra”. E assim se fez. 16Deus fez os dois grandes luzeiros: o luzeiro maior para presidir ao dia, e o luzeiro menor para presidir à noite, e as estrelas. 17Deus colocou-os no firmamento do céu para alumiar a terra, 18para presidir ao dia e à noite e separar a luz das trevas. E Deus viu que era bom. 19E houve uma tarde e uma manhã: quarto dia.

Salmo responsorial: Sl 103(104),1-2a.5-6.10 e 12.24 e 35c (R. 31b)

R. Alegre-se o Senhor em suas obras!

1Bendize, ó minha alma, ao Senhor! *Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! 2aDe majestade e esplendor vos revestis *e de luz vos envolveis como num manto. R.

5A terra vós firmastes em suas bases, *ficará firme pelos séculos sem fim; 6os mares a cobriam como um manto, *e as águas envolviam as montanhas. R.

10Fazeis brotar em meio aos vales as nascentes *que passam serpeando entre as montanhas; 12às suas margens vêm morar os passarinhos, *entre os ramos eles erguem o seu canto. R.

24Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras, e que sabedoria em todas elas! *Encheu-se a terra com as vossas criaturas! *35cBendize, ó minha alma, ao Senhor! R.

Evangelho: Mc 6,53-56

Naquele tempo, 53tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. 56E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados.


Santos em destaque

São Gastão, Bispo (†c. 540). Enviado por São Remígio, Bispo de Reims, para Arras, França, catequisou o rei Clóvis, restabeleceu a igreja local e a dirigiu durante cerca de quarenta anos.

Santo Amando de Elnon, Bispo (†c. 679). Foi eleito Bispo após longos anos de vida eremítica. Pregou missões na região de Flandres e ao longo do Danúbio. Morreu no mosteiro de Elnon, na França, por ele fundado.

São Brinolfo Algotsson, Bispo (†1317). Bispo de Skara, na Suécia.

Santo Afonso Maria Fusco, presbítero (†1910). Fundou em Angri, Itália, a Congregação das Irmãs de São João Batista.

São Mateus Correa, presbítero e mártir (†1927). Durante a perseguição contra a Igreja, se recusou a revelar um segredo de Confissão e por isso foi fuzilado em Durango, México.

Beato Francisco Spinelli, presbítero (†1913). Foi professor do seminário, diretor espiritual e conselheiro de várias comunidades femininas. Junto com Santa Gertrudes Comensoli, fundou a Congregação das Irmãs Adoradoras do Santíssimo Sacramento. Faleceu em Cremona, Itália.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior5 de fevereiro de 2023
Próximo artigo7 de fevereiro de 2023

Próximas liturgias

1 de abril de 2023

Sábado da 5ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...

31 de março de 2023

Sexta-feira da 5ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...

30 de março de 2023

Quinta-feira da 5ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...
Artigo anterior5 de fevereiro de 2023
Próximo artigo7 de fevereiro de 2023

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,292SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever