7 de fevereiro de 2024

Quarta-feira da 5ª semana do Tempo Comum

Em Portugal, Festa das Cinco Chagas do Senhor, isto é, das feridas que Cristo recebeu na cruz e manifestou aos Apóstolos depois da sua ressurreição.

Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Rs 10,1-10

Naqueles dias, 1a rainha de Sabá, tendo ouvido falar – para a glória do Senhor – da fama de Salomão, veio prová-lo com enigmas. 2Chegou a Jerusalém com numerosa comitiva, com camelos carregados de aromas e enorme quantidade de ouro e pedras preciosas. Apresentou-se ao rei Salomão e expôs-lhe tudo o que tinha em seu pensamento. 3Salomão soube responder a todas as suas perguntas: para ele nada houve tão obscuro que não pudesse esclarecer. 4Quando a rainha de Sabá viu toda a sabedoria de Salomão, a casa que tinha construído, 5os manjares da sua mesa, os cortesãos sentados em ordem à mesa, as diversas classes dos que o serviam e suas vestes, os copeiros, os holocaustos que ele oferecia no templo do Senhor, ficou pasmada e disse ao rei: 6“Realmente era verdade o que eu ouvi no meu país a respeito de tuas palavras e de tua sabedoria! 7Eu não queria acreditar no que diziam, até que vim e vi com os meus próprios olhos, e reconheci que não me tinham dito nem a metade. Tua sabedoria e tua riqueza são muito maiores do que a fama que chegara aos meus ouvidos. 8Feliz a tua gente, felizes os teus servos, que gozam sempre da tua presença e que ouvem a tua sabedoria! 9Bendito seja o Senhor, teu Deus, a quem agradaste, que te colocou sobre o trono de Israel, porque o Senhor amou Israel para sempre e te constituiu rei para governares com justiça e equidade”. 10Depois ela deu ao rei cento e vinte talentos de ouro e grande quantidade de aromas e pedras preciosas. Nunca mais foi trazida tanta quantidade de aromas como a que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão.

Salmo responsorial: Sl 36(37),5-6.30-31.39-40 (R. 30a)

R. O justo tem nos lábios o que é sábio.

5Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; *confia nele, e com certeza ele agirá. 6Fará brilhar tua inocência como a luz, *e o teu direito, como o sol do meio-dia. R.

30O justo tem nos lábios o que é sábio, *sua língua tem palavras de justiça; 31traz a Aliança do seu Deus no coração, *e seus passos não vacilam no caminho. R.

39A salvação dos piedosos vem de Deus; *ele os protege nos momentos de aflição. 40O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, †defende-os e protege-os contra os ímpios, *e os guarda porque nele confiaram. R.

Evangelho: Mc 7,14-23

Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele, vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. 20Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas essas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem”.


Santos em destaque

São Ricardo, leigo (†c. 720). Pai dos Santos Vinebaldo e Valburges, morreu quando ia com seus filhos em peregrinação da Inglaterra para Roma

Santo Egídio Maria de São José, religioso (†1812). Desempenhou no mosteiro franciscano de Nápoles os ofícios de cozinheiro, porteiro e esmoleiro. Frequentemente assistia os moribundos, preparando-os para receber os últimos Sacramentos.

São João de Triora Lantrua, presbítero e mártir (†1816). Religioso franciscano que, após ser professor de filosofia e teologia na Itália, foi destinado à missão na China, sendo martirizado em Changsha.

Beato Ricério, presbítero (†1236). Discípulo de São Francisco de Assis. Tentado a respeito de sua salvação eterna, pediu auxílio a seu Fundador que, com um sinal-da-cruz, o livrou para sempre dessa perturbação.

Beata Rosália Rendu, virgem (†1856). Religiosa das Filhas da Caridade, trabalhou no subúrbio mais pobre de Paris, visitando as casas dos mais necessitados. Incentivou muitos jovens ricos à prática da caridade.

Beata Maria da Providência Smet, virgem (†1871). Fez voto privado de castidade e dedicou-se ao apostolado nas paróquias em Lille, França. Fundou mais tarde, em Paris, o Instituto das Irmãs Auxiliadoras das Almas do Purgatório.

Beato Pio IX, Papa (†1878). Proclamou os dogmas da Imaculada Conceição e da Infalibilidade Pontifícia. Estimulou o florescimento das Congregações religiosas e convocou o Concílio Vaticano I.

Beatos Anselmo Polanco, Bispo, e Felipe Ripoll, sacerdote, mártires (†1939). Fuzilados durante a Guerra Civil Espanhola.

Beato Pedro Verhun, presbítero e mártir (†1957). Sacerdote ucraniano falecido no campo de prisioneiros de Angarsk, Rússia, por permanecer fiel à Fé Católica.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

29 de abril de 2024

Memória de Santa Catarina de Sena (†1380), virgem e doutora...

28 de abril de 2024

Quinto Domingo da Páscoa  Omite-se Memórias facultativas de São Luís...

27 de abril de 2024

Sábado da 4ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever