Sábado da 4ª semana do Tempo Comum
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: 1Rs 3,4-13
Naqueles dias, 4o rei Salomão foi a Gabaon para oferecer um sacrifício, porque esse era o lugar alto mais importante. Salomão ofereceu mil holocaustos naquele altar. 5Em Gabaon o Senhor apareceu a Salomão, em sonho, durante a noite, e lhe disse: “Pede o que desejas e eu to darei”. 6Salomão respondeu: “Tu mostraste grande benevolência para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou na tua presença com sinceridade, justiça e retidão de coração para contigo. Tu lhe conservaste essa grande benevolência e lhe deste um filho que hoje ocupa o seu trono. 7Portanto, Senhor meu Deus, tu fizeste reinar o teu servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu não passo de um adolescente, que não sabe ainda como governar. 8Além disso, teu servo está no meio do teu povo eleito, povo tão numeroso, que não se pode contar ou calcular. 9Dá, pois, ao teu servo um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar este teu povo tão numeroso?” 10Essa oração de Salomão agradou ao Senhor. 11E Deus disse a Salomão: “Já que pediste estes dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça, 12vou satisfazer o teu pedido; dou-te um coração sábio e inteligente, como nunca houve outro igual antes de ti nem haverá depois de ti. 13Mas dou-te também o que não pediste, tanta riqueza e tanta glória como jamais haverá entre os reis, durante toda a tua vida”.
Salmo responsorial: Sl 118(119),9.10.11.12.13.14 (R. 12b)
R. Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos!
9Como um jovem poderá ter vida pura? *Observando, ó Senhor, vossa palavra. R.
10De todo o coração eu vos procuro, *não deixeis que eu abandone a vossa lei! R.
11Conservei no coração vossas palavras, *a fim de eu não peque contra vós. R.
12Ó Senhor, vós sois bendito para sempre; *os vossos mandamentos ensinai-me! R.
13Com meus lábios, ó Senhor, eu enumero *os decretos que ditou a vossa boca. R.
14Seguindo vossa lei me rejubilo *muito mais do que em todas as riquezas. R.
Evangelho: Mc 6,30-34
Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo, que não tinham tempo nem para comer. 32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé e chegaram lá antes deles. 34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.
Santos em destaque
São Ricardo, leigo (†c. 720). Pai dos Santos Vinebaldo e Valburges, morreu quando ia com seus filhos em peregrinação da Inglaterra para Roma
Santo Egídio Maria de São José, religioso (†1812). Desempenhou no mosteiro franciscano de Nápoles os ofícios de cozinheiro, porteiro e esmoleiro. Frequentemente assistia os moribundos, preparando-os para receber os últimos Sacramentos.
São João de Triora Lantrua, presbítero e mártir (†1816). Religioso franciscano que, após ser professor de filosofia e teologia na Itália, foi destinado à missão na China, sendo martirizado em Changsha.
Beato Ricério, presbítero (†1236). Discípulo de São Francisco de Assis. Tentado a respeito de sua salvação eterna, pediu auxílio a seu Fundador que, com um sinal-da-cruz, o livrou para sempre dessa perturbação.
Beata Rosália Rendu, virgem (†1856). Religiosa das Filhas da Caridade, trabalhou no subúrbio mais pobre de Paris, visitando as casas dos mais necessitados. Incentivou muitos jovens ricos à prática da caridade.
Beata Maria da Providência Smet, virgem (†1871). Fez voto privado de castidade e dedicou-se ao apostolado nas paróquias em Lille, França. Fundou mais tarde, em Paris, o Instituto das Irmãs Auxiliadoras das Almas do Purgatório.
Beato Pio IX, Papa (†1878). Proclamou os dogmas da Imaculada Conceição e da Infalibilidade Pontifícia. Estimulou o florescimento das Congregações religiosas e convocou o Concílio Vaticano I.
Beatos Anselmo Polanco, Bispo, e Felipe Ripoll, sacerdote, mártires (†1939). Fuzilados durante a Guerra Civil Espanhola.
Beato Pedro Verhun, presbítero e mártir (†1957). Sacerdote ucraniano falecido no campo de prisioneiros de Angarsk, Rússia, por permanecer fiel à Fé Católica.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online











