8 de abril de 2024

Solenidade da Anunciação do Senhor.

Uma das mais antigas comemorações marianas da História. Já era celebrada no Oriente, na metade do séc. V.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 7,10-14; 8,10

Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”. 12Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”. 13Disse o profeta: “Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel, 8,10porque Deus está conosco.

Salmo responsorial: Sl 39(40),7-8a.8b-9.10,11 (R. 8a.9a)
R. Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

7Sacrifício e oblação não quisestes, * mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, + holocaustos por nossos pecados, * 8aE então eu vos disse: “Eis que venho!” R.

8bSobre mim está escrito no livro: + 9“Com prazer faço a vossa vontade, * guardo em meu coração vossa lei!” R.

10Boas-novas de vossa justiça + anunciei numa grande assembleia; * vós sabeis: não fechei os meus lábios! R.

11Proclamei toda a vossa justiça, + sem retê-la no meu coração; * vosso auxílio e lealdade narrei. Não calei vossa graça e verdade * na presença da grande assembleia. R.

Segunda leitura: Hb 10,4-10

Irmãos: 4É impossível eliminar os pecados com o sangue de touros e bodes. 5Por isso, ao entrar no mundo, Cristo afirma: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. 6Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 7Por isso eu disse: Eis que eu venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade”. 8Depois de dizer: “Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado” coisas oferecidas segundo a Lei – 9ele acrescenta: “Eu vim para fazer a tua vontade”. Com isso, suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. 10É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.

Evangelho: Lc 1,26-38

Naquele tempo: 26O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria 28O anjo entrou onde ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!’ 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: ‘Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim’. 34Maria perguntou ao anjo: ‘Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?’ 35O anjo respondeu: ‘O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível’. 38Maria, então, disse: ‘Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!’ E o anjo retirou-se.


Santos em destaque

Santo Ágabo (séc. I). Discípulo de Jesus, mencionado nos Atos dos Apóstolos. Tinha o dom da profecia Previu uma grande fome em toda a terra (At 11, 28) e a prisão de São Paulo no seu retorno a Jerusalém (21, 10-11).

São Dionísio de Corinto, Bispo (†180). Grande conhecedor da Palavra de Deus, instruiu pela pregação os fiéis de sua Diocese de Corinto e, por meio de cartas, também os Bispos de outras cidades e províncias.

Santo Amâncio de Como, Bispo (†449). De origem inglesa, foi Bispo de Como, Itália, onde construiu uma basílica em honra de São Pedro e São Paulo, para albergar as relíquias dos dois Apóstolos, que tinha levado de Roma.

Santa Júlia Billiart, virgem (†1816). Fundou a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora de Namur e propagou ardorosamente a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Beato Clemente de Ósimo, presbítero (†1291). Prior-Geral dos Eremitas de Santo Agostinho, reformou com sabedoria as leis da Ordem.

Beato Julião de Santo Agostinho, religioso (†1606). Membro da Ordem dos Irmãos Menores Descalços, incompreendido pelo modo como praticava austeras penitências.

Beato Augusto Czartoryski, presbítero (†1893). Jovem príncipe polonês admitido por São João Bosco na Congregação Salesiana, apesar da sua frágil saúde. Aos 34 anos faleceu de tuberculose em Alassio Savona, Itália

Beato Domingos do Santíssimo Sacramento Iturrate, presbítero (†1927). Sacerdote espanhol da Ordem dos Trinitários. Dedicou-se por inteiro à salvação das almas e à exaltação da Santíssima Trindade.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

23 de abril de 2024

Terça-feira da Quarta semana da Páscoa Memórias facultativas de Santo...

22 de abril de 2024

Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa Leituras da Missa ...

21 de abril de 2024

Quarto Domingo da Páscoa Leituras da Missa Santos em...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever