9 de abril de 2024

Terça-feira da Segunda semana da Páscoa

Leituras da Missa

Primeira leitura: At 4,32-37

32A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum. 33Com grandes sinais de poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. E os fiéis eram estimados por todos. 34Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas vendiam-nas, levavam o dinheiro 35e o colocavam aos pés dos apóstolos. Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um. 36José, chamado pelos apóstolos de Barnabé, que significa filho da consolação, levita e natural de Chipre, 37possuía um campo. Vendeu e foi depositar o dinheiro aos pés dos apóstolos.

Salmo responsorial: Sl 92, 1ab. 1c-2. 5 (R.1a)
R. Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1aDeus é Rei e se vestiu de majestade, *1brevestiu-se de poder e de esplendor! R.

1cVós firmastes o universo inabalável, 2vós firmastes vosso trono desde a origem, *desde sempre, ó Senhor, vós existis! R.

5Verdadeiros são os vossos testemunhos, refulge a santidade em vossa casa, *refulge a santidade em vossa casa, *refulge a santidade em vossa casa, *pelos séculos dos séculos, Senhor! R.

Evangelho: Jo 3,7-15

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7“Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer, e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”. 9Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” 10Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11Em verdade, em verdade te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12Se não acreditais quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”.


Santos em destaque

São Máximo, Bispo (†282). Como presbítero em Alexandria, Egito, acompanhou no exílio e na confissão da Fé São Dionísio, a quem sucedeu na sede episcopal.

Santo Acácio, Bispo (†séc. V). Empenhou-se em resgatar os persas cativos e submetidos a duros suplícios e, após o resgate, converteu-os à verdadeira Fé.

Santa Valdetrudes (†688). Irmã de Santa Aldegunda, esposa de São Vicente Madelgário e mãe de quatro santos. De comum acordo com seu marido, que se fez monge, ingressou num mosteiro por ela mesma fundado.

Santo Hugo de Rouen, Bispo (†730). Sendo Bispo de Rouen, França, governou simultaneamente o mosteiro de Fontenelle e as Igrejas de Paris e de Bayeux. Renunciando a esses cargos, morreu no mosteiro de Jumièges.

Santa Cassilda, virgem (†1075). Nascida maometana, ajudou compassivamente os cristãos encarcerados e depois seguiu a vida cristã na solidão eremítica perto de Briviesca, Espanha.

Beato Ubaldo de Sansepolcro, presbítero (†1315). Após uma juventude dissipada em Florença, tornou-se sacerdote da Ordem dos Servos de Maria, ao ouvir um sermão de São Filipe Benício.

Beato Tomás de Tolentino, presbítero e mártir (†1321). Missionário franciscano martirizado em Thane, Índia quando se dirigia para pregar o Evangelho na China.

Beato Antônio Pavoni, presbítero e mártir (†1374). Religioso dominicano de Savigliano, Itália, trucidado por valdenses quando saía da igreja onde havia feito uma pregação contra essa heresia.

Beata Margarida Rutan, virgem e mártir (†1794). Religiosa das Filhas da Caridade, guilhotinada durante a Revolução Francesa.

Beata Celestina Faron, virgem e mártir (†1944). Na Polônia, ingressou na Congregação das Pequenas Escravas da Imaculada Conceição. Durante a Segunda Guerra, por dedicar-se às obras de caridade, foi presa e enviada ao campo de extermínio de Auschwitz.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

23 de abril de 2024

Terça-feira da Quarta semana da Páscoa Memórias facultativas de Santo...

22 de abril de 2024

Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa Leituras da Missa ...

21 de abril de 2024

Quarto Domingo da Páscoa Leituras da Missa Santos em...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever