Domingo da 5ª semana do Tempo Comum
Leituras da Missa
Primeira leitura: Is 58,7-10
Assim diz o Senhor: 7“Reparte o pão com o faminto, acolhe em casa os pobres e peregrinos. Quando encontrares um nu, cobre-o e não desprezes a tua carne. 8Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá. 9Então invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro e ele dirá: “Eis-me aqui”. Se destruíres teus instrumentos de opressão e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo o socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia”.
Salmo responsorial: Sl 111(112),4-5.6-7.8a.9 (R. 4a.3b)
R. Uma luz brilha nas trevas para o justo, permanece para sempre o bem que fez. Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.
4Ele é correto, generoso e compassivo, *como luz brilha nas trevas para os justos. 5Feliz o homem caridoso e prestativo, *que resolve seus negócios com justiça. R.
6Porque jamais vacilará o homem reto,*sua lembrança permanece eternamente! 7Ele não teme receber notícias más:*confiando em Deus, seu coração está seguro. R.
8aSeu coração está tranquilo e nada teme *9Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez *e crescerão a sua glória e seu poder. R.
Segunda leitura: 1Cor 2,1-5
1Irmãos, quando fui à vossa cidade anunciar-vos o mistério de Deus, não recorri a uma linguagem elevada ou ao prestígio da sabedoria humana. 2Pois, entre vós, não julguei saber coisa alguma, a não ser Jesus Cristo, e este crucificado. 3Aliás, eu estive junto de vós com fraqueza e receio, e muito tremor. 4Também a minha palavra e a minha pregação não tinham nada dos discursos persuasivos da sabedoria, mas eram uma demonstração do poder do Espírito, 5para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus, e não na sabedoria dos homens.
Evangelho: Mt 5,13-16
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 13“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. 14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde brilha para todos os que estão na casa. 16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.
Santos em destaque
Santa Cointa, mártir (†249). Durante a perseguição do imperador Décio, em Alexandria, Egito, negou-se a oferecer incenso aos deuses, foi atada a um cavalo, arrastada pelas ruas, e depois lapidada.
São Juvêncio (ou Evêncio), Bispo (†397). Foi eleito Bispo de Pavia por Santo Ambrósio. Participou dos concílios de Aquileia e Milão.
Santo Honorato, Bispo (†c. 570). Perante a iminente invasão dos lombardos na Itália, pôs a salvo grande parte do povo conseguindo-lhe refúgio em Gênova.
São Paulo de Verdun, Bispo (†c. 647). Tendo abraçado a vida monástica, foi eleito Bispo de Verdun, França, onde promoveu a dignidade do culto divino e a observância regular dos cônegos.
Santo Estêvão, abade (†1124). Fundador da Ordem de Grandmont, perto de Limoges, França. Com sua vida austera atraiu numerosos discípulos.
São Jerônimo Emiliano, presbítero (†1537). Militar de vida dissoluta, foi feito prisioneiro em combate. Tendo sido libertado por intervenção de Nossa Senhora, converteu-se e dedicou sua vida aos pobres, órfãos e enfermos. Fundou a Congregação dos Clérigos Regulares.
Santa Josefina Bakhita, virgem (†1947). Depois de vendida como escrava na África em vários mercados, foi levada para a Itália onde, durante 50 anos, viveu como religiosa na comunidade de Santa Madalena de Canossa.
Beato Pedro Ígneo, Bispo (†1089). Monge beneditino de Vallombrosa, Itália, discípulo de São João Gualberto. Criado Cardeal por São Gregório VII e nomeado Bispo de Albano, Itália.
Beata Josefina Gabriela Bonino, virgem (†1906). Fundadora da Congregação da Sagrada Família de Savigliano, Itália.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online











