Sábado depois das cinzas
Memória facultativa de São João de Deus, religioso (†1550). Depois de ter exercido as profissões de pastor, soldado e comerciante, converteu-se pela pregação de São João de Ávila. Fundou a Ordem dos Irmãos Hospitalares.
Leituras da Missa
Primeira leitura: Is 58,9b-14
Assim fala o Senhor: 9“Se destruíres teus instrumentos de opressão e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia. 11O Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da vida, e renovará o vigor do teu corpo; serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas que jamais secarão. 12Teu povo reconstruirá as ruínas antigas; tu levantarás os fundamentos das gerações passadas: serás chamado reconstrutor de ruínas, restaurador de caminhos, nas terras a povoar. 13Se não puseres o pé fora de casa no sábado nem tratares de negócios em meu dia santo, se considerares o sábado teu dia favorito, o dia glorioso, consagrado ao Senhor, se o honrares, pondo de lado atividades, negócios e conversações, 14então te deleitarás no Senhor; eu te farei transportar sobre as alturas da terra e desfrutar a herança de Jacó, teu pai”. Falou a boca do Senhor.
Salmo responsorial: Sl 85(86),1-2.3-4.5-6 (R. 11a)
R. Ensinai-me os vossos caminhos e na vossa verdade andarei.
1Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, *escutai, pois sou pobre e infeliz! 2Protegei-me, que sou vosso amigo, †e salvai vosso servo, meu Deus, *que espera e confia em vós! R.
3Piedade de mim, ó Senhor, *porque clamo por vós todo o dia! 4Animai e alegrai vosso servo, *pois a vós eu elevo a minh’alma. R.
5Ó Senhor, vós sois bom e clemente, *sois perdão para quem vos invoca. 6Escutai, ó Senhor, minha prece, *o lamento da minha oração! R.
Evangelho: Lc 5,27-32
Naquele tempo, 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu. 29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?” 31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.
Santos em destaque
São Pôncio de Cartago, diácono (†séc. III). Companheiro de São Cipriano no exílio, legou-nos um precioso relato de sua vida e seu martírio.
São Provino, Bispo (†420). Discípulo de Santo Ambrósio, foi nomeado Bispo de Como, na Ligúria. Exerceu seu ministério com grande sabedoria e santidade.
São Félix de Dunwich, Bispo (†c. 646). Francês de nascimento, pregou o Evangelho na Inglaterra oriental, onde fundou igrejas, mosteiros e escolas.
Santo Hunfredo, Bispo (†871). Trabalhou para congregar e reconfortar o seu povo após a destruição de Therouanne, França, pelos invasores normandos.
São Veremundo, abade (†c. 1095). Nascido em Estella, Navarra, ingressou no Mosteiro beneditino de Nossa Senhora de Irache, do qual foi eleito abade.
Santo Estêvão de Obazine, abade (†1159). Primeiro abade do mosteiro de Obazine, França. Uniu à Ordem Cisterciense os três mosteiros por ele fundados.
São Vicente Kadlubek, Bispo e monge (†1223). Nobre polonês que abraçou a vida eclesiástica. Eleito Bispo de Cracóvia, reformou o cabido e mosteiros. Depois de renunciar ao seu ministério, professou vida monástica no mosteiro de Jedrzejow.
São Faustino Míguez, presbítero (†1925). Religioso escolápio que fundou a Congregação das Filhas da Divina Pastora, em Sanlúcar de Barrameda, Espanha.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online