O Céu é dos violentos

Uma vez que se conquista o Reino dos Céus fazendo-se violência, quem julga que pode santificar-se sem padecer e sofrer tem uma ideia errônea da santidade. Devemos perguntar-nos a nós mesmas: Por que te inquietas com tão pequenas contradições? Por que ficas como que fora de ti mesma quando tens de sofrer algo, sem compreender o que te acontece, quando esta deve ser tua alegria porque é quando te adestras em teu ofício? Pois o ofício da religiosa é o de sofrer, de mortificar-se em tudo. […]

Sede muito fiéis em matéria de abnegação, que é o mais difícil, porque tem um valor incompreensível: é a joia preciosa da vida espiritual. E, às vezes, quem há de compreender a abnegação exigida de uma alma numa pequena coisa? Amai muito este exercício de abnegação e modelai vossa alma com este malho contínuo da mortificação do coração, que é tão agradável a Nosso Senhor. […]

Esperamos, com a graça de Deus, perseverar jubilosas na cruz até à morte, que nos porá em posse de uma vida muito mais feliz do que a presente, porque nela teremos a garantia de não desgostar a Deus nem sequer com a mais leve imperfeição, e de amá-Lo mais e mais por toda a eternidade.

Aproveitai o tempo, usando como meios de santificação tudo quanto Nosso Senhor nos apresente, considerando sempre as vantagens resultantes para o espírito até mesmo das coisas mais custosas, humilhantes e difíceis; e alegrando-nos de que elas nos ajudem a caminhar velozmente rumo ao único fim que nos propusemos quando nos tornamos religiosas.

Alegro-me por vê-las carregar a cruz com alegria, sem se queixar, e progredir nas virtudes compreendendo o que elas valem para a eternidade. Considerai a paz decorrente do fato de abraçar os pequenos sacrifícios que se apresentam e, por outro lado, a intranquilidade que resulta quando não os aceitamos bem ou os recusamos.

“Exercícios inacianos com
Santa Ângela da Cruz”

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever