Ao meu santo Pai em Jesus Cristo, Inácio.
Ó meu verdadeiro Pai, recebi em Malaca, quando voltava do Japão, as cartas de vossa santa caridade. As notícias que esperava, e que elas me deram, sobre a vida e a boa saúde de vossa pessoa, tão venerável e tão cara, encheram minha alma de uma alegria que só Deus conhece. Li suas palavras, nas quais se respira vossa graça e vossa piedade, e as releio frequentemente para consolo e bem de minha alma, as medito em meu espírito e delas me alimento, por assim dizer. Sobretudo estas últimas palavras, que são como que o selo da caridade e que terminam vossa carta: “Todo vosso, sem que o tempo jamais possa me fazer esquecer de vós, Inácio”.
Li essas palavras com deliciosas lágrimas, e com lágrimas as escrevo, pela feliz lembrança dos tempos passados e do sincero e religioso amor que vós sempre me haveis testemunhado e que vós sempre conservastes. Considero de quantos trabalhos e perigos dignou-Se Deus me livrar no Japão, graças às vossas orações e à vossa mediação paternal em meu favor. […]
Vossa santa caridade manifesta também o desejo de me ver ainda uma vez antes de partir desta vida. Nosso Senhor, que conhece o mais profundo de meu ser, sabe a viva e terna emoção que nasceu em mim por esse testemunho supremo de vosso precioso amor. E todas as vezes que essas palavras voltam ao meu espírito, ou seja, a todo momento, lágrimas involuntárias enchem os meus olhos e escapam docemente, sem que as possa conter. Meu coração se rejubila só de pensar em poder vos estreitar ainda uma vez em meus braços: é um desejo difícil de se realizar, mas o que não pode alcançar a santa obediência?
De Cochin, no dia 29 de janeiro de 1552, Francisco, o menor de vossos filhos, e o mais distante de vossa presença.
Que profundas y conmovedoras palabras de San Francisco Xavier que nos anima al alma y nos hace olvidar de nuestros sufrimientos para seguir adelante. Agradezco a Dios y a sus proveedores por esta labor tan maravillosa de enriquecernos con esta gota de gracia y que toca en lo más profundo de nuestras almas como cristianos, estas palabras tan sabias inspiradas por el Espíritu Santo.