Sincero e religioso amor

São Francisco Xavier e Santo Inácio de Loyola – Igreja dos Jesuítas, Paris

Ao meu santo Pai em Jesus Cristo, Inácio.
Ó meu verdadeiro Pai, recebi em Malaca, quando voltava do Japão, as cartas de vossa santa caridade. As notícias que esperava, e que elas me deram, sobre a vida e a boa saúde de vossa pessoa, tão venerável e tão cara, encheram minha alma de uma alegria que só Deus conhece. Li suas palavras, nas quais se respira vossa graça e vossa piedade, e as releio frequentemente para consolo e bem de minha alma, as medito em meu espírito e delas me alimento, por assim dizer. Sobretudo estas últimas palavras, que são como que o selo da caridade e que terminam vossa carta: “Todo vosso, sem que o tempo jamais possa me fazer esquecer de vós, Inácio”.

Li essas palavras com deliciosas lágrimas, e com lágrimas as escrevo, pela feliz lembrança dos tempos passados e do sincero e religioso amor que vós sempre me haveis testemunhado e que vós sempre conservastes. Considero de quantos trabalhos e perigos dignou-Se Deus me livrar no Japão, graças às vossas orações e à vossa mediação paternal em meu favor. […]

Vossa santa caridade manifesta também o desejo de me ver ainda uma vez antes de partir desta vida. Nosso Senhor, que conhece o mais profundo de meu ser, sabe a viva e terna emoção que nasceu em mim por esse testemunho supremo de vosso precioso amor. E todas as vezes que essas palavras voltam ao meu espírito, ou seja, a todo momento, lágrimas involuntárias enchem os meus olhos e escapam docemente, sem que as possa conter. Meu coração se rejubila só de pensar em poder vos estreitar ainda uma vez em meus braços: é um desejo difícil de se realizar, mas o que não pode alcançar a santa obediência?

De Cochin, no dia 29 de janeiro de 1552, Francisco, o menor de vossos filhos, e o mais distante de vossa presença.

 

Artigo anteriorRevista Arautos do Evangelho, Ano XIX, nº 223, Julho 2020
Próximo artigoA discreta preparação dos acontecimentos grandiosos

1 COMENTÁRIO

  1. Que profundas y conmovedoras palabras de San Francisco Xavier que nos anima al alma y nos hace olvidar de nuestros sufrimientos para seguir adelante. Agradezco a Dios y a sus proveedores por esta labor tan maravillosa de enriquecernos con esta gota de gracia y que toca en lo más profundo de nuestras almas como cristianos, estas palabras tan sabias inspiradas por el Espíritu Santo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui