Uma prova de amor

O amor de Gertrudes ao crucifixo era terno e delicado. Não podendo a sua piedade suportar que Jesus estivesse suspenso de duros cravos de ferro substituiu estes um dia por botões de cravos perfumados.

A recompensa por tal ato de piedade excedeu tudo quanto se pode imaginar. Numa sexta-feira passara ela toda a noite em orações e ardentes afetos do coração. Vindo-lhe à memória o fato dos pregos substituídos por botões de cravos, perguntou ao Senhor se tal ato lhe fora agradável.

“Sim”, respondeu Jesus. “Esta prova de amor foi-Me tão agradável que Eu derramei sobre as feridas dos teus pecados o bálsamo precioso da minha divindade”.

“Concedereis Vós esta mesma graça a todos os que assim Vos honrarem?”, replicou a Santa.

“Nem a todos”, respondeu o Senhor, “mas apenas aos que o fizerem com o mesmo amor que tu; será, contudo, ainda grande a recompensa das almas cuja devoção e fervor não igualar o teu”.

Tomando então o crucifixo, a Santa beijou-o ternamente. Mas sentindo faltarem-lhe as forças em consequência daquela vigília prolongada, depôs o crucifixo e disse: “Eu Vos saúdo, meu Bem-Amado e desejo boa noite. Deixai-me dormir agora para recuperar as forças que perdi durante estes doces colóquios”.

E voltou-se para descansar. Durante este repouso Jesus desprendeu da cruz o braço direito, passou-o pelo pescoço da Santa como se lhe quisesse dar um ósculo de amor e aplicando sua boca sagrada ao ouvido da Santa, murmurou-lhe docemente: “Escuta, minha amada; vou fazer-te ouvir ainda um canto de amor”.

Com uma voz doce e suave, Jesus cantou:

“O meu contínuo amor faz-te desfalecer; e o teu amor suavíssimo oferece-Me um sabor gratíssimo”. […]

Por fim, a Santa pôde adormecer. […] Assim confortada, a Santa levantou-se completamente refeita.

FERREIRA, P. B. Alves.
Vida de Santa Gertrudes.
Braga: [s.n.], 1932, p.106-107

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever