Imagem de Maria Santíssima permanece intacta após passagem de tornado

O mundo tem sido assolado por inúmeras catástrofes naturais nos últimos meses, e a Santíssima Virgem parece ter querido manifestar sua ação protetora em muitas delas, ­simbolizada através de imagens que permaneceram intactas após a ocorrência de algum cataclismo.

Desta vez o fato ocorreu com uma estátua de Nossa Senhora com o Menino Jesus nos braços, localizada na área externa da Igreja da Ressurreição na cidade de Dawson Springs, em Kentucky, Estados Unidos. O templo foi destruído devido à passagem de um tornado, mas a imagem permaneceu de pé, sofrendo apenas pequenas avarias.

Entre os dias 10 e 11 de dezembro de 2021, pelo menos trinta e sete tornados atingiram vários estados americanos, entre os quais Kentucky, que foi golpeado por pelo menos quatro deles, deixando dezenas de falecidos, desaparecidos e milhares de edificações perdidas.

Mais de mil atos antirreligiosos na França em 2021

Segundo o ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, os meses de janeiro a outubro de 2021 registraram cerca de mil e quatrocentos atos antirreligiosos em seu país, desde insultos até vandalismo. Apesar de ter havido um declínio se comparados com o ano de 2019, os números ainda são elevados, sobretudo em relação ao Cristianismo, contra o qual foram cometidos 686 ataques.

E a violência continua. No dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, alguns fiéis que participavam de uma procissão entre duas igrejas, na cidade de Nanterre, foram agredidos verbalmente e ameaçados por várias pessoas. O ministro do Interior recomendou à diocese que denuncie o acontecido, declarando que ameaças de morte são completamente inaceitáveis.

Descoberta uma sinagoga do tempo de Cristo em Magdala

Em 2009 havia sido encontrada, nas terras de Santa Maria Madalena, as ruínas de uma sinagoga dos tempos de Jesus. Em dezembro de 2021, a Autoridade de Antiguidades de Israel deu a conhecer a descoberta de outra sinagoga a apenas cento e sessenta metros daquela, datada do mesmo período. Ambas parecem ter sofrido os efeitos da guerra, sobretudo por ocasião da destruição de Jerusalém pelos romanos, no ano 70 d.C.

A cidade de Magdala encontrava-se aos pés do Monte Arbel, às margens do Mar da Galileia, caminho natural de Nazaré a Cafarnaum, o que leva a crer, pelos relatos bíblicos, que Jesus visitou essas sinagogas com seus discípulos.

Lançada biografia de Bento XVI em português

A Fundação Vaticana Joseph Ratzinger-Bento XVI promoveu, no início de dezembro, a apresentação do livro Benedetto XVI. Una vita, biografia do Papa Emérito escrita por Peter Seewald.
Passados poucos dias, em 12 de dezembro, Bento XVI recebeu das mãos de Mons. Antônio Luiz Catelan Ferreira, recém-nomeado Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, membro da Comissão Teológica Internacional e secretário da Sociedade Ratzinger do Brasil, uma edição de sua biografia em português.

 

Encontrado anel da era romana com efígie do Bom Pastor

A figura do Bom Pastor, uma das mais remotas representações artísticas de Nosso Senhor Jesus Cristo, é com frequência associada às catacumbas romanas dos primeiros anos da era cristã. Agora, porém, ela ­apareceu num tesouro encontrado por mergulhadores da Autoridade de Antiguidades de Israel na costa mediterrânea deste país, proveniente de dois naufrágios ocorridos perto do antigo porto de Cesareia, um deles no século III.

Entre o material retirado das águas estava um grosso anel de ouro da era romana com uma pedra verde em formato octogonal. No centro da joia vê-se claramente a efígie de um jovem pastor carregando uma ovelha nos ombros, características típicas da mencionada representação do Redentor. A Autoridade de Antiguidades de Israel reconheceu ser este um símbolo de salvação, bem como de um testemunho da fé em Jesus Cristo. O departamento numismático da instituição afirmou ainda que se trata de uma descoberta excepcional, a qual revela o crescimento do Cristianismo no século III.

Odetinha é declarada Venerável

No mês de novembro foram reconhecidas as virtudes heroicas de Odette Vidal Cardoso – conhecida carinhosamente por Odetinha –, que agora recebe o título de Venerável, avançando assim mais um passo em seu processo de canonização. Odetinha poderá vir a ser a primeira santa carioca.

Nascida em 15 de setembro de 1930, no Rio de Janeiro, foi um lírio de inocência e faleceu com apenas nove anos, em 25 de novembro de 1939, vítima de paratifo. Desde os quatro anos tinha colóquios íntimos com Jesus Sacramentado, por quem nutria enorme devoção, tendo feito sua Primeira Comunhão em 15 de agosto de 1937, aos sete anos.

O processo de beatificação de Odetinha foi iniciado em janeiro de 2013 e, desde então, os restos da menina estão expostos à devoção popular na Basílica da Imaculada Conceição, na capital fluminense.

Assassinado um catequista católico em Moçambique

No dia 15 de dezembro, enquanto se dirigia com sua esposa e filhos para um campo agrícola na região de Cabo Delgado, norte de Moçambique, Matias Buscam, um catequista católico, foi abordado por terroristas muçulmanos, que o degolaram cruelmente. Os assassinos ainda obrigaram a esposa a carregar a cabeça do marido, a fim de apresentá-la às autoridades com a mensagem: “Nós ainda estamos aqui”.

O Administrador Apostólico da Diocese de Pemba, Dom António Juliasse Ferreira Sandramo, manifestou grande preocupação com o aumento de ataques terroristas em sua jurisdição, afirmando que há muita insegurança, apesar da presença de militares estrangeiros na região. Desde outubro de 2017, mais de três mil pessoas foram mortas em ataques armados.

Estudiosos tentam recriar som dos sinos medievais da Basílica da Natividade

A música que se tocava, há quase oitocentos anos, no local onde ­Nosso Senhor Jesus Cristo nasceu pode voltar a ressoar em nossos dias. Assim esperam investigadores de universidades europeias que estudam os sinos medievais da Basílica da Natividade, com o intuito de fundir cópias funcionais.

David Catalunya, investigador das Universidades de Oxford e de Würzburg e diretor do projeto, explica que no século XIII, às vésperas da ocupação muçulmana da Terra Santa, os cruzados que se encontravam na cidade de Belém enterraram os treze sinos de bronze do templo a fim de salvá-los da destruição.

Segundo o Pe. Stephane, liturgista da Custódia Franciscana da Terra Santa, os sinos foram descobertos a princípios do século XX, junto com os 222 tubos de cobre do órgão medieval da igreja de Belém, durante uma obra de reparação do edifício. Os sinos formavam parte de um carrilhão que acompanhava os cantos dos fiéis nas celebrações ali realizadas.

 

 

Artigo anteriorArautos no Mundo
Próximo artigoOnde vou morar?
Artigos não assinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui