Aconteceu na Igreja e no mundo

Histórica peregrinação eucarística

Como parte dos preparativos para o 10º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Indianápolis entre os dias 17 e 21 de julho, uma das maiores peregrinações eucarísticas da história dos Estados Unidos atravessou o país de ponta a ponta. Partindo de quatro rotas diferentes e traçando o sinal da cruz sobre o mapa da nação americana, a Peregrinação Eucarística Nacional percorreu um total de 10.460 quilômetros, através de 27 estados e 65 dioceses, reavivando em todos a chama da fé na Presença Real de Nosso Senhor Jesus Cristo na Eucaristia.

O evento faz parte do triênio para a renovação eucarística do país, iniciado em 2022, com o qual os Bispos da Igreja Católica nos Estados Unidos convidaram os fiéis a um maior comprometimento com sua Fé, à espera de que uma graça, à maneira de um novo Pentecostes, seja ateada nos corações dos católicos norte-americanos e do mundo inteiro.

De tenente-coronel da Marinha a sacerdote

Depois de vinte e cinco anos servindo na Armada Espanhola, José de la Pisa, um tenente-coronel de infantaria da Marinha, decidiu continuar sua missão a serviço do bem comum, sobrenaturalizada, nas fileiras do sacerdócio. Sua ordenação aconteceu no dia 27 de maio, em Roma, e foi oficiada pelo Bispo Auxiliar de Osaka-Takamatsu, Dom Paul Toshihiro Sakai.

De sua experiência pessoal no comando de numerosas equipes de operações especiais, o Pe. José de la Pisa guardará gratas recordações e valiosas lições, que lhe servirão em seu novo estado, já que considera a vida militar e a sacerdotal muito semelhantes. O neopresbítero, que deseja acima de tudo ser exímio nesta sublime missão, inicia esta fase com entusiasmo pois, segundo declarou, “é agora que começa verdadeiramente a aventura”.

Seminário na Tanzânia tem quase trezentas vocações

Apesar das cruentas perseguições religiosas que se verificam na África, os seminários do continente contam com numerosas vocações. Na Tanzânia, por exemplo, o Seminário Maior São Paulo, localizado em Kipalapala, próximo a Tabora, acolhe atualmente duzentos e noventa candidatos ao sacerdócio. O centro de formação, que celebrará seu primeiro centenário no próximo ano, recebe também vocações de outros países, e a membros de institutos religiosos.

Os responsáveis pela formação espiritual e acadêmica dos jovens manifestam seu empenho para que os futuros sacerdotes recebam uma formação exímia, como afirma o Cardeal Protase Rugambwa, Arcebispo de Tabora: “Não perseguimos números, mas sim qualidade”.

Roma agradece o auxílio da Mãe de Deus

Celebrando o aniversário do histórico Dia D, 6 de junho de 1944, os romanos recordaram também, com gratidão, o voto feito à Mãe de Deus por ocasião da ocupação alemã durante a Segunda Guerra Mundial. Sob a ameaça de uma destruição total da cidade, no dia 4 de junho uma multidão de fiéis se reuniu aos pés do emblemático ícone de Nossa Senhora do Divino Amor, Salus populi romani, implorando sua intercessão. O auxílio da Mãe de Deus não se fez esperar, e já na noite daquele dia Roma era libertada pelas tropas norte-americanas do General Mark Wayne Clark.

Oitenta anos depois deste acontecimento, devotos italianos se reuniram no dia 8 de junho na Basílica de Santa Maria Maggiore, onde o ícone é venerado, e renderam-lhe homenagem com uma Santa Missa presidida pelo Cardeal Stanisław Ryłko, seguida da recitação do Rosário.

Adoração Eucarística para crianças

A fim de aproximar de Jesus-Hóstia os corações das crianças, incentivando nelas o gosto pela oração e o respeito pelo Santíssimo Sacramento, várias paróquias da Espanha têm adotado uma iniciativa surgida em Vigo, Galícia: a Adorapeques, uma hora de Adoração Eucarística idealizada especialmente para os pequenos.

Em companhia de seus pais, as crianças podem ficar uma hora diante do Santíssimo honrando-O como melhor puderem: desde cantando e lendo orações, até escrevendo uma carta ou fazendo um desenho para Jesus. Para os organizadores desta singular Adoração, o segredo de uma vida interior bem levada remonta às fases iniciais da infância, donde a importância do cultivo da piedade em família.

Cartazes com os Dez Mandamentos em escolas dos Estados Unidos

O governador do Estado norte-americano da Louisiana, Jeffrey Martin Landry, sancionou um projeto de lei que torna obrigatória a exibição de cartazes com os Dez Mandamentos em todos os institutos de ensino financiados pelo governo, a partir do próximo ano letivo.

A lei, aprovada por setenta e nove votos contra dezesseis, busca recuperar o ensino moral há tempos banido das escolas, e incentivar o interesse dos alunos por valores históricos e culturais que influíram ao longo da fundação e consolidação dos Estados Unidos.

Aumenta o número de ordenações na França

A Conferência dos Bispos da França anunciou no mês de junho que o número de novos sacerdotes no país aumentou em 20%. Com efeito, em 2023 oitenta e oito clérigos foram ordenados, e neste ano a cifra já ultrapassou os cem. Dos ordenados, setenta e três são clérigos diocesanos; trinta e cinco, membros de congregações religiosas e sete pertencem a sociedades de vida apostólica ou a institutos Ecclesia Dei.

Apesar de expressar sua satisfação pela conquista, as autoridades eclesiásticas ainda consideram com preocupação a constante diminuição dos seminaristas no país.

Mais de três mil mártires espanhóis rumo aos altares

Com o objetivo de agilizar os processos de canonização de mais de três mil mártires espanhóis, a Igreja Católica deste país apresentou ao Dicastério para as Causas dos Santos um dossiê completo com todos os documentos relativos à beatificação destes heróis da Fé.

O informe, chamado Jubileu 2025, contém relatos e testemunhos ligados aos martírios ocorridos durante a Guerra Civil Espanhola, quando milhares de católicos foram mortos por ódio à Religião. Entre os Servos de Deus contam-se dois Bispos, 2.095 sacerdotes, 43 seminaristas, 443 religiosos e 699 leigos, que preferiram morrer a renegar sua Fé.

Como curar-se do vício da tecnologia?

Humanality é o nome de uma organização norte-americana que busca auxiliar os jovens a reformular o modo como interagem com tecnologias avançadas, smartphones e redes sociais. A entidade – que já desenvolveu projetos como a Bolsa Unplugged na Universidade Franciscana de Steubenville, Ohio, pela qual os alunos receberam um auxílio de cinco mil dólares para suspender o uso de celulares – tem consolidado núcleos de adeptos em outras cinco importantes universidades dos Estados Unidos, e seus organizadores manifestaram a intenção de atingir também escolas e, quiçá, famílias inteiras.

A fundação oferece celulares sem tecnologia de ponta, antigos aparelhos GPS para os veículos e até despertadores analógicos, no intuito de incentivar os jovens a uma melhor utilização do seu tempo. Além disso, a Humanality organiza reuniões mensais a fim de que seus membros compartilhem experiências e estreitem amizades, favorecendo um relacionamento mais humano entre aqueles que não desejam que a tecnologia controle inteiramente suas vidas.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever