Quarta-feira da 14ª semana do Tempo Comum
Leituras da Missa
Primeira leitura: Os 10,1-3.7-8.12
1Israel era uma vinha exuberante e dava frutos para seu consumo; na medida de sua produção, erguia os numerosos altares; na medida da fertilidade da terra, embelezava seus ídolos. 2Com o coração dividido, deve agora receber castigo; o Senhor mesmo derrubará seus altares, destruirá os seus simulacros. 3Decerto, dirão agora: “Não temos rei; não temos medo do Senhor. Que poderia o rei fazer por nós?” 7Samaria está liquidada, seu rei vai flutuando como palha em cima da água. 8Será desmantelada a idolatria dos lugares altos, pecado de Israel; ali crescerão espinhos e abrolhos sobre seus altares; então se dirá aos montes: “Cobri-nos!” e às colinas: “Caí sobre nós!” 12Semeai justiça entre vós, e colhereis amor; desbravai uma roça nova. É tempo de procurar o Senhor, até que ele venha e derrame a justiça em vós.’
Salmo responsorial: Sl 104(105),2-3.4-5.6-7 (R. 4b)
R. Buscai constantemente a face do Senhor! Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.
2Cantai, entoai salmos para ele, *publicai todas as suas maravilhas! 3Gloriai-vos em seu nome que é santo, *exulte o coração que busca a Deus! R.
4Procurai o Senhor Deus e seu poder, *buscai constantemente a sua face! 5Lembrai as maravilhas que ele fez, *seus prodígios e as palavras de seus lábios! R.
6Descendentes de Abraão, seu servidor, *e filhos de Jacó, seu escolhido, 7ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, *vigoram suas leis em toda a terra. R.
Evangelho: Mt 10,1-7
Naquele tempo, 1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo'”.
Santos em destaque
Santo Apolônio de Sardes, mártir. Morto crucificado na perseguição religiosa em Laodicéia.
Santas Rufina e Segunda, mártires, séc. III
São Pascário, Bispo (†séc. VII). Bispo de Nantes, França. Fundou, na ilha de Indre, um mosteiro para acolher Santo Hermelando e os monges de Fontanelle.
Santa Amalberga, virgem (†772). Nascida em Rodingi, Bélgica, foi educada em Bilsen por Santa Landrada e recebeu de São Wilibrordo o véu das virgens consagradas.
São Pedro Vincioli, presbítero e abade (†1007). Reconstruiu a Igreja de São Pedro, em Perúgia, Itália, e construiu junto a ela um mosteiro sob a regra cluniacense.
São Canuto IV, mártir (†1086). Rei da Dinamarca, que difundiu o culto divino e favoreceu a construção de numerosos mosteiros e igrejas. Morreu assassinado por súditos revoltosos.
Beata Maria Gertrude de Santa Sofía de Ripert d’Alauzin, virgem e mártir (†1794). Religiosa ursulina proveniente de nobre família, guilhotinada em Orange, França, por negar o juramento de liberdade-igualdade que lhe exigiram.
Beatos Manuel Ruiz, presbítero, e companheiros, mártires (†1860). Sacerdote franciscano massacrado em seu convento em Damasco, junto com sete religiosos e três leigos.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online