Leituras da Missa
Primeira leitura: Tt 3,1-7
Caríssimo, 1admoesta a todos que vivam submissos aos príncipes e às autoridades, que lhes obedeçam e estejam prontos para qualquer boa obra. 2Não injuriem a ninguém, sejam pacíficos, afáveis e deem provas de mansidão para com todos os homens. 3Porque nós outrora éramos insensatos, rebeldes, extraviados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo na maldade e na inveja, dignos de ódio e odiando uns aos outros. 4Mas um dia manifestou-se a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor pelos homens: 5Ele salvou-nos não por causa dos atos de justiça que tivéssemos praticado, mas por sua misericórdia; quando renascemos e fomos renovados no batismo pelo Espírito Santo, 6que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de nosso Salvador Jesus Cristo. 7Justificados, assim, pela sua graça, nos tornamos na esperança herdeiros da vida eterna.
Salmo responsorial: Sl 22(23),1-3a.3b-4.5.6 (R. 1)
R. O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
1O Senhor é o pastor que me conduz; *não me falta coisa alguma. 2Pelos prados e campinas verdejantes *ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, *3ae restaura as minhas forças. R.
bEle me guia no caminho mais seguro, *pela honra do seu nome. 4Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, *nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, *eles me dão a segurança! R.
5Preparais à minha frente uma mesa, *bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, *e o meu cálice transborda. R.
6Felicidade e todo bem hão de seguir-me, *por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei *pelos tempos infinitos. R.
Evangelho: Lc 17,11-19
11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam à distância, 13e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!”14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano. 17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outro nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe:
“Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.
Santos em destaque
Santos Arcádio, Pascásio, Probo e Eutiquiano, mártires (†473). Por se recusarem a aderir à heresia ariana, foram submetidos aos mais atrozes suplícios antes de serem mortos.
Santa Maxelendes, virgem e mártir (†670). Donzela de Cambrai, França, que tendo escolhido Cristo por esposo, recusou o noivo ao qual fora prometida por seus pais. Indignado, o pretendente transpassou-a com a espada.
São Nicolau I, Papa (†867). Consolidou a autoridade do Romano Pontífice em toda a Igreja.
Santo Homobono (†1197). Comerciante de Cremona, Itália, que se destacou pela sua
caridade para com os pobres e as crianças abandonadas.
Santa Agostinha Pietrantóni, virgem (†1894). Da Congregação das Irmãs da Caridade de Santa Joana Thouret. Prestando serviço aos pobres no Hospital Santo Espírito, em Roma, foi apunhalada por um doente a quem tinha tratado com especial caridade.
Beato João Gonga Martínez, mártir (†1936). Catequista leigo da cidade de Carcaixent, perto de Valência. Conhecido por suas numerosas obras de caridade foi morto durante a Guerra Civil espanhola.
Beata Maria do Patrocínio de São João Giner Gomis, virgem e mártir (†1936). Religiosa das Missionárias Claretianas, assassinada em Portichol, perto de Valência, durante a Guerra Civil Espanhola.
Beatos Pedro Vicev e Josafat Siskov, sacerdotes e mártires (†1952). Religiosos da Congregação dos Agostinhos da Assunção. Durante o regime comunista na Bulgária, acusados de espionagem e conspiração contra o “poder do povo”, foram aprisionados e fuzilados em Sófia.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online