Festa de Nossa Senhora do Carmo.
Nesta data, em 1251, Nossa Senhora apareceu a São Simão Stock e lhe entregou o escapulário do Carmo. Sob esta invocação, os carmelitas veneram a Mãe de Deus, pois foi no Monte Carmelo que Elias teve a visão da nuvenzinha que A representava. Neste monte começou a Ordem Carmelita, constituída por eremitas dedicados à contemplação, daí a razão de esta invocação ser também conhecida como Nossa Senhora do Monte Carmelo.
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: Zc 2,14-17
14“Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. 16O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação”.
Salmo responsorial: Lc 1,46-47.48-49.50-51.52-53.54-55 (R. Cf. 54b)
R. O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome. Ou Bendita sejais, ó Virgem Maria; trouxestes no ventre a Palavra eterna!
46A minh’alma engrandece ao Senhor, *47e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador, R.
48pois, ele viu a pequenez de sua serva, *eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita. 49O Poderoso fez por mim maravilhas *e Santo é o seu nome! R.
50Seu amor, de geração em geração, *chega a todos que o respeitam. 51Demonstrou o poder de seu braço, *dispersou os orgulhosos. R.
52Derrubou os poderosos de seus tronos *e os humildes exaltou. 53De bens saciou os famintos *e despediu, sem nada, os ricos. R.
54Acolheu Israel, seu servidor, *fiel ao seu amor, 55como havia prometido aos nossos pais, *em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre. R.
Evangelho: Mt 12,46-50
Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”.48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
Santos em destaque
Santo Atenógenes, mártir (†c. 305). Sofreu o terrível martírio de ser queimado vivo, após ter deixado aos seus a herança de um hino sobre a divindade do Espírito Santo.
Santa Maria Madalena Postel, virgem (†1846). Durante a Revolução Francesa, usou seus bens para auxiliar os enfermos e os fiéis. Estabelecida a paz, fundou em Saint-Sauver-le-Vicomte, França, a Congregação das Filhas da Misericórdia.
Santa Teresa Zhang Hezhi, mártir (†1900). Executada a lançadas durante a perseguição dos Boxer, na China, junto com seus dois filhos, por recusar-se a adorar as divindades locais.
Beata Imengarda, abadessa (†866). Bisneta de Carlos Magno, entregou-se ao serviço de Deus no mosteiro de Chiemsee, Alemanha, do qual foi abadessa.
Beato Bartolomeu dos Mártires, Bispo (†1590). Religioso dominicano eleito Arcebispo de Braga, Portugal, escreveu diversas obras de Teologia e espiritualidade.
Beatos João Sugar, presbítero, e Roberto Grissold, mártires (†1604). Torturados e mortos durante o reinado de Jaime I da Inglaterra, o primeiro por exercer o ministério sacerdotal nesse país, e o segundo por tê-lo ajudado.
Beatos André de Soveral e Domingos Carvalho, presbíteros e mártires (†1645). Trucidados por holandeses calvinistas e índios no engenho de Cunhaú, perto de Natal, Brasil, quando o Padre André, sacerdote da Companhia de Jesus, celebrava a Santa Missa.
Beata Amada de Jesus de Gordon, virgem, e companheiras, mártires (†1794). Tendo-se recusado a abandonar a vida religiosa, foram condenadas e guilhotinadas em Orange durante a Revolução Francesa.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online