18 de setembro de 2024

Quarta-feira da 24ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Cor 12,31-13,13

Irmãos, 31Aspirai aos dons mais elevados. Eu vou ainda mostrar-vos um caminho incomparavelmente superior. 13,1Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse caridade, eu seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine. 2Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, mas se não tivesse caridade, eu não seria nada. 3Se eu gastasse todos os meus bens para sustento dos pobres, se entregasse o meu corpo às chamas, mas não tivesse caridade, isso de nada me serviria. 4A caridade é paciente, é benigna; não é invejosa, não é vaidosa, não se ensoberbece; 5não faz nada de inconveniente, não é interesseira, não se encoleriza, não guarda rancor; 6não se alegra com a iniquidade, mas regozija-se com a verdade. 7Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo. 8A caridade não acabará nunca. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá. 9Com efeito, o nosso conhecimento é limitado e a nossa profecia é imperfeita. 10Mas, quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito. 11Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. 12Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então, veremos face a face. Agora, conheço apenas de modo imperfeito, mas, então, conhecerei como sou conhecido. 13Atualmente permanecem estas três coisas: fé, esperança, caridade. Mas a maior delas é a caridade.

Salmo responsorial: Sl 32(33),2-3.4-5.12 e 22 (R. 12b)

R. Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

2Dai graças ao Senhor ao som da harpa, *na lira de dez cordas celebrai-o! 3Cantai para o Senhor um canto novo, *com arte sustentai a louvação! R.

4Pois reta é a palavra do Senhor, *e tudo o que ele faz merece fé. 5Deus ama o direito e a justiça, *transborda em toda a terra a sua graça. R.

12Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, *e a nação que escolheu por sua herança! 22Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos! R.

Evangelho: Lc 7,31-35

Naquele tempo, disse Jesus: 31“Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? 32São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!’ 33Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e vós dissestes: ‘Ele está com um demônio!’ 34Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vós dizeis: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores!’ 35Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos”.


Santos em destaque

Santa Ariadna, mártir dos primeiros tempos do cristianismo, na Frígia (hoje Turquia).

São Ferreolo, mártir (séc. III). Tribuno romano na cidade de Vienne (França), em tempo de perseguição, foi encarcerado, torturado e, por fim, decapitado, por negar-se a prender os cristãos.

Santa Ricarda (†895). Esposa do Imperador Carlos III, neto de Carlos Magno. Após a morte do marido, retirou-se ao mosteiro de Andlau, fundado por ela.

São José de Cupertino, presbítero (†1663). Religioso franciscano do convento de Osimo (Itália). Pouco dotado do ponto de vista natural, foi, entretanto, favorecido com graças místicas extraordinárias.

São Domingos Trach, presbítero e mártir (†1840). Preso durante a perseguição religiosa no Vietnã, logrou, no cárcere, a conversão de São Tomé Toán, que apostatara por debilidade. Superando ameaças e torturas, recusou-se a pisotear a cruz e foi decapitado.

Beatos Davi Okelo e Gildo Irwa, mártires (†1918). Morreram transpassados por lanças em Uganda (África), onde pregaram o Evangelho a seu povo.

Beatos Fernando García Sendra e José García Mas, sacerdotes e mártires (†1936). Presos e executados durante a Guerra Civil Espanhola.

Beato José Kut, presbítero e mártir (†1942).Sacerdote polonês, preso e submetido a cruéis tormentos no campo de concentração de Dachau, Alemanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...

20 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever