19 de julho de 2025

Sábado da 15ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ex 12,37-42

Naqueles dias, 37os filhos de Israel partiram de Ramsés para Sucot. Eram cerca de seiscentos mil homens a pé, sem contar as crianças. 38Além disso, uma multidão numerosa subiu com eles, assim como rebanhos consideráveis de ovelhas e bois. 39Com a massa trazida do Egito fizeram pães ázimos, já que a massa não pudera fermentar, pois foram expulsos do Egito, e não tinham podido esperar, nem preparar provisões para si. 40A permanência dos filhos de Israel no Egito foi de quatrocentos e trinta anos. 41No mesmo dia em que se concluíam os quatrocentos e trinta anos, todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito. 42Aquela foi uma noite de vigília para o Senhor, quando os fez sair da terra do Egito: essa noite em honra do Senhor deve ser observada por todos os filhos de Israel em todas as suas gerações.

Salmo responsorial: Sl 135(136),1 e 23-24.10-12.13-15

R. Eterna é a sua misericórdia. Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1Demos graças ao Senhor, porque ele é bom: *Porque eterno é seu amor! 23De nós, seu povo, humilhado, recordou-se: *Porque eterno é seu amor! 24De nossos inimigos libertou-nos: *Porque eterno é seu amor! R.

10Ele feriu os primogênitos do Egito *Porque eterno é seu amor! 11E tirou do meio deles Israel: *Porque eterno é seu amor! 12Com mão forte e com braço estendido: *
Porque eterno é seu amor! R.

13Ele cortou o Mar Vermelho em duas partes: *Porque eterno é o seu amor! 14Fez passar no meio dele Israel: *Porque eterno é o seu amor! 15E afogou o Faraó com suas tropas: *Porque eterno é seu amor! R.

Evangelho: Mt 12,14-21

Naquele tempo, 14os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus. 15Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiram, e ele curou a todos. 16E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, 17para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 18“Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual coloco a minha afeição; porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito. 19Ele não discutirá, nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças. 20Não quebrará o caniço rachado, nem apagará o pavio que ainda fumega, até que faça triunfar o direito. 21Em seu nome as nações depositarão a sua esperança”.


Santos em destaque

Santo Epafras, discípulo de São Paulo. Pregou o Evangelho em Colosso, Laodicéia e Gerápolis.

Santa Macrina, virgem (†379). Irmã dos santos Basílio Magno, Gregório de Nisa e Pedro de Sebaste. Versada nas Sagradas Escrituras, retirou-se para levar uma vida solitária no mosteiro de Annesi, no norte da Turquia.

Santa Áurea, virgem e mártir (†856). Conduzida diante dos juízes em Córdoba, Espanha, abjurou da fé cristã por temor, mas logo se arrependeu e foi martirizada.

São Bernoldo, Bispo (†1054). Construiu muitas igrejas na Diocese de Utrecht, Holanda, e introduziu nos mosteiros a  disciplina cluniacense.

São João Plessington, presbítero e mártir (†1679). Condenado à forca em Chester, Inglaterra, durante o reinado de Carlos II.

Beato Pedro Crisci, penitente (†c. 1323). Após distribuir seus bens aos pobres, pôs-se ao serviço da catedral de Foligno, Itália, passando a viver na torre do campanário.

Beato Aquiles Puchala, presbítero e mártir (†1943). Religioso franciscano polonês, fuzilado pelos invasores nazistas durante a Segunda Guerra.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

2 de setembro de 2025

Terça-feira da 22ª semana do Tempo Comum Leituras da...

1 de setembro de 2025

Segunda-feira da 22ª semana do Tempo Comum Leituras da...

31 de agosto de 2025

Domingo da 22ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever