2 de outubro de 2024

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ex 23,20-23

Assim diz o Senhor: 20“Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. 21Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome. 22Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários. 23O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos ferezeus, dos cananeus, dos eveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei”.

Salmo responsorial: Sl 90(91),1-2.3-4.5-6.10-11 (R. 11)

R. O Senhor deu uma ordem aos seus anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

1Quem habita ao abrigo do Altíssimo *e vive à sombra do Senhor onipotente, 2diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, *sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”. R.

3Do caçador e do seu laço ele te livra. *Ele te salva da palavra que destrói. 4Com suas asas haverá de proteger-te, *com seu escudo e suas armas, defender-te. R.

5Não temerás terror algum durante a noite, *nem a flecha disparada em pleno dia; 6nem a peste que caminha pelo escuro, *nem a desgraça que devasta ao meio-dia. R.

10Nenhum mal há de chegar perto de ti, *nem a desgraça baterá à tua porta; 11pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos *para em todos os caminhos te guardarem. R.

Evangelho: Mt 18,1-5.10

Naquela hora, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”.


Santos em destaque

São Satúrio, eremita (†606). Viveu em contemplação e penitência numa gruta localizada nas montanhas próximas ao Rio Duero.

São Beregiso, abade (†d. 725). Fundou em Andage, atual Bélgica, um mosteiro de Cônegos Regulares, do qual foi abade.

Santa Joana Emília Villeneuve, virgem (†1854). Fundou em Castres, França, a Congregação de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, conhecidas como “irmãs azuis”, pela cor do seu hábito.

Beatos Luís Yakichi, sua esposa Lúcia Donzai e seus filhos André e Francisco, mártires (†1622). Luís Yakichi, fervoroso cristão e benfeitor dos dominicanos de Nagasaki, foi queimado vivo, após ser torturado e presenciar a decapitação de sua esposa e filhos.

Beato Antônio Chevrier, presbítero (†1879). Fundou em Lyon, França, a Associação dos Padres do Prado, para formar sacerdotes destinados a ensinar aos jovens pobres a Fé cristã.

Beato João Beyzym, presbítero (†1912). Jesuíta de origem polonesa, exerceu seu ministério entre os leprosos em Fianarantsoa, Madagáscar.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...

20 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever