2 de setembro de 2022

Sexta-feira da 22ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Cor 4,1-5

Irmãos, 1que todo o mundo nos considere como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus. 2A esse respeito, o que se exige dos administradores é que sejam fiéis. 3Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou por algum tribunal humano. Nem eu me julgo a mim mesmo. 4É verdade que a minha consciência não me acusa de nada. Mas não é por isso que eu posso ser considerado justo. 5Quem me julga é o Senhor. Portanto, não queirais julgar antes do tempo. Aguardai que o Senhor venha. Ele iluminará o que estiver escondido nas trevas e manifestará os projetos dos corações. Então, cada um receberá de Deus o louvor que tiver merecido.

Salmo responsorial: Sl 36(37),3-4.5-6.27-28.39-40 (R. 39a)
R. A salvação de quem é justo vem de Deus.

Confia no Senhor e faze o bem, *e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, *e ele dará o que pedir teu coração. R.

Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; *confia nele, e com certeza ele agirá. Fará brilhar tua inocência como a luz, *e o teu direito, como o sol do meio-dia. R.

Afasta-te do mal e faze o bem, *e terás tua morada para sempre. Porque o Senhor Deus ama a justiça, *e jamais ele abandona os seus amigos. R.

A salvação dos piedosos vem de Deus; *ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, +defende-os e protege-os contra os ímpios, *e os guarda porque nele confiaram. R.

Evangelho: Lc 5,33-39

Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”. 36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém coloca vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama, e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser colocado em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo, porque diz: o velho é melhor”.


Santos em destaque

Santo Antonino de Apamea, mártir (†s. IV). Morreu apedrejado na Síria.

São Justo, Bispo (†d. 381). Renunciou a Sé Episcopal de Lyon após o Concílio de Aquileia e abraçou a humilde vida dos monges de um eremitério no Egito.

São Siágrio, Bispo (†600). Na diocese de Autun, França, lutou denodadamente contra a simonia, exigiu rigor no cumprimento da disciplina eclesiástica e promoveu os estudos teológicos.

Santo Agrícola, Bispo (†700). Após dezesseis anos de vida monástica, foi nomeado bispo de Avignon. Muito zeloso na pregação, empenhado na assistência e defesa dos mais necessitados.

Beata Ingrid da Suécia (†1282). De nobre família sueca. Enviuvando, entregou todos os seus bens para o serviço de Deus. Depois de uma viagem à Terra Santa, tomou o hábito da Ordem dos Pregadores. Fundou o primeiro convento de dominicanas na Suécia.

Beatos João Maria du Lau d’Allemans, Francisco José de la Rochefoucauld e Pedro Luís de la Rochefoucauld, bispos, e 93 outros clérigos e religiosos, mártires (†1792). Por se negarem a prestar o ímpio juramento que a Revolução Francesa impunha ao Clero, foram trucidados no Convento do Carmo, em Paris.

Beato Alexandre Carlos Lenfant, presbítero e mártir (†1792). Sacerdote jesuíta, renomado orador e grande devoto do Sagrado Coração de Jesus, morto por ter se negado a jurar a Constituição Civil do Clero.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior1 de setembro de 2022
Próximo artigo3 de setembro de 2022

Próximas liturgias

27 de setembro de 2022

Memória de São Vicente de Paulo São Vicente de Paulo,...

28 de setembro de 2022

Quarta-feira da 26ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

29 de setembro de 2022

Festa São Miguel, São Gabriela e São Rafael Festa de...
Artigo anterior1 de setembro de 2022
Próximo artigo3 de setembro de 2022

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
8,995SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever