1 de setembro de 2022

Quinta-feira da 22ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Cor 3,18-23

Irmãos, 18ninguém se iluda: se algum de vós pensa que é sábio nas coisas deste mundo, reconheça sua insensatez, para se tornar sábio de verdade; 19pois a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus. Com efeito, está escrito: “Ele apanha os sábios em sua própria astúcia”, 20e ainda: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios; sabe que são vãos”. 21Portanto, que ninguém ponha a sua glória em homem algum. Com efeito, tudo vos pertence: 22Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro, tudo é vosso, 23mas vós sois de Cristo e Cristo é de Deus.

Salmo responsorial: Sl 23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R. 1)

R. Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra.

Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, *o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, *e sobre as águas a mantém inabalável. R.

‘Quem subirá até o monte do Senhor, *quem ficará em sua santa habitação?’ ‘Quem tem mãos puras e inocente coração, *quem não dirige sua mente para o crime R.

Sobre este desce a bênção do Senhor *e a recompensa de seu Deus e Salvador’. É assim a geração dos que o procuram, *e do Deus de Israel buscam a face’. R.

Evangelho: Lc 5,1-11

Naquele tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a Palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois, sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. 4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes, que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. 8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante, tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.


Santos em destaque

São Josué. Filho de Nun, discípulo de Moisés. Introduziu o povo de Israel na Terra Prometida.

Santa Verena, virgem (†séc. IV). Nascida no Egito, instalou-se na região de Zurzach, atual Suíça, onde passou o resto de sua vida cuidando dos pobres e dos leprosos. Seu túmulo se converteu em famoso centro de peregrinação onde foi construído posteriormente um mosteiro.

São Lopo de Sens, Bispo (†c. 623). Foi exilado por ter corajosamente afirmado perante um notável do lugar que o povo devia ser dirigido pelo sacerdote e obedecer mais a Deus do que aos príncipes.

Santo Egídio (Gilles), abade (†séc. VI/VII). Deu o nome à cidade de Saint-Gilles-du-Gard, França, onde construiu um mosteiro do qual foi abade.

Beata Juliana de Collalto, abadessa (†1262). De família nobre, vestiu o hábito beneditino aos 12 anos. Fundou o Mosteiro de São Brás, em Veneza, onde foi abadessa.

Beata Joana Soderini, virgem (†1367). Terciária servita falecida em Florença, Itália. Foi discípula de Santa Juliana Falconieri.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior31 de agosto de 2022
Próximo artigo2 de setembro de 2022

Próximas liturgias

21 de agosto de 2022

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora Solenidade da Assunção de...

22 de agosto de 2022

Memória de Nossa Senhora Rainha Nossa Senhora Rainha. Instituída por...

23 de agosto de 2022

Festa de Santa Rosa de Lima Santa Rosa de Lima,...
Artigo anterior31 de agosto de 2022
Próximo artigo2 de setembro de 2022

Redes sociais

1,600,460FãsCurtir
103,000SeguidoresSeguir
8,500SeguidoresSeguir
253,000InscritosInscrever