31 de agosto de 2022

Quarta-feira da 22ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura:1Cor 3,1-9

1Irmãos, não pude falar-vos como a pessoas espirituais. Tive que vos falar como a pessoas carnais, como a crianças na vida em Cristo. 2Pude oferecer-vos somente leite, não alimento sólido, pois ainda não éreis capazes de tomá-lo. E nem atualmente sois capazes de receber alimento sólido, 3visto que ainda sois carnais. As rivalidades e rixas que existem aí, no meio de vós, acaso não mostram que sois carnais e que procedeis de acordo com os impulsos naturais? 4Quando um declara: “Eu sou de Paulo”, e outro: “Eu sou de Apolo”, não estais procedendo como pessoas simplesmente naturais? 5Pois o que é Apolo? O que é Paulo? Não passam de servidores, pelos quais chegastes à fé. E cada um deles exerce seu serviço segundo o dom recebido de Deus. 6Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é que fazia crescer. 7De modo que nem o que planta nem o que rega são, propriamente, importantes. Quem é importante é aquele que faz crescer: Deus. 8Aquele que planta e aquele que rega formam uma unidade, mas cada um receberá o seu próprio salário, proporcional ao seu trabalho. 9Com efeito, nós somos cooperadores de Deus, e vós sois lavoura de Deus, construção de Deus.

Salmo responsorial: Sl 32(33),12-13.14-15.20-21 (R. 12b)

R. Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, *e a nação que escolheu por sua herança! Dos altos céus o Senhor olha e observa; *ele se inclina para olhar todos os homens. R.

Ele contempla do lugar onde reside *e vê a todos os que habitam sobre a terra. Ele formou o coração de cada um *e por todos os seus atos se interessa. R.

No Senhor nós esperamos confiantes, *porque ele é nosso auxílio e proteção! Por isso o nosso coração se alegra nele, *seu santo nome é nossa única esperança. R.

Evangelho: Lc 4,38-44

Naquele tempo, 38Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los. 40Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males os levaram a Jesus. Jesus colocava as mãos em cada um deles e os curava. 41De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias. 42Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo de que os deixasse. 43Mas Jesus disse: “Eu devo anunciar a Boa-nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. 44E pregava nas sinagogas da Judeia.


Santos em destaque

Santos José de Arimateia e Nicodemos (†séc. I). Recolheram o Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo ao ser descido da Cruz e o depositaram no Sepulcro.

Santo Aristides, apologista (†c. 150). Filósofo ateniense convertido ao Cristianismo, que dedicou ao imperador Adriano alguns de seus livros sobre a Religião Cristã.

São Paulino de Trier, Bispo e mártir (†358). Apoiou corajosamente Santo Atanásio na luta contra a heresia ariana no Sínodo de Arles, e por isso foi exilado para a Frígia (Turquia), onde morreu.

Santo Aidano, Bispo (†651). Tendo sido eleito Bispo de Lindsfarne, Inglaterra, fundou ali um mosteiro para atender eficazmente a evangelização do reino da Northumbria.

São Raimundo Nonato, religioso (†c. de 1240). Um dos primeiros companheiros de São Pedro Nolasco na Ordem dos Mercedários morreu a caminho de Roma, onde ia receber o barrete cardinalício.

Beato André Dotti, presbítero (†1315). Nobre italiano, abandonou a corte e fez-se religioso na Ordem dos Servos de Maria.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior30 de agosto de 2022
Próximo artigo1 de setembro de 2022

Próximas liturgias

21 de agosto de 2022

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora Solenidade da Assunção de...

22 de agosto de 2022

Memória de Nossa Senhora Rainha Nossa Senhora Rainha. Instituída por...

23 de agosto de 2022

Festa de Santa Rosa de Lima Santa Rosa de Lima,...
Artigo anterior30 de agosto de 2022
Próximo artigo1 de setembro de 2022

Redes sociais

1,600,460FãsCurtir
103,000SeguidoresSeguir
8,500SeguidoresSeguir
253,000InscritosInscrever