20 de julho de 2025

Leituras da Missa

Primeira leitura: Gn 18,1-10a

Naqueles dias, 1o Senhor apareceu a Abraão junto ao carvalho de Mambré, quando ele estava sentado à entrada da sua tenda, no maior calor do dia. 2Levantando os olhos, Abraão viu três homens de pé, perto dele. Assim que os viu, correu ao seu encontro e prostrou-se por terra. 3E disse: “Meu Senhor, se ganhei tua amizade, peço-te que não prossigas viagem, sem parar junto a mim, teu servo. 4Mandarei trazer um pouco de água para vos lavar os pés, e descansareis debaixo da árvore. 5Farei servir um pouco de pão para refazerdes vossas forças, antes de continuar a viagem. Pois foi para isso mesmo que vos aproximastes do vosso servo”. Eles responderam: “Faze como disseste”. 6Abraão entrou logo na tenda, onde estava Sara e lhe disse: “Toma depressa três medidas da mais fina farinha, amassa alguns pães e assa-os”. 7Depois, Abraão correu até o rebanho, pegou um bezerro dos mais tenros e melhores, e deu-o a um criado, para que o preparasse sem demora. 8A seguir, foi buscar coalhada, leite e o bezerro assado, e pôs tudo diante deles. Abraão, porém, permaneceu de pé, junto deles, debaixo da árvore, enquanto comiam. 9E eles lhe perguntaram: “Onde está Sara, tua mulher?” “Está na tenda”, respondeu ele. 10aE um deles disse: “Voltarei, sem falta, no ano que vem, por este tempo, e Sara, tua mulher, já terá um filho”.

Salmo responsorial: Sl 14(15),2-3ab.3cd-4ab.5 (R. 1a)

R. Senhor, quem morará em vossa casa?

2É aquele que caminha sem pecado *e pratica a justiça fielmente; 3aque pensa a verdade no seu íntimo *be não solta em calúnias sua língua. R.

cQue em nada prejudica o seu irmão, *dnem cobre de insultos seu vizinho; 4aque não dá valor algum ao homem ímpio, *bmas honra os que respeitam o Senhor. R.

5não empresta o seu dinheiro com usura, †nem se deixa subornar contra o inocente. *Jamais vacilará quem vive assim! R.

Segunda leitura: Cl 1,24-28

Irmãos: 24Alegro-me de tudo o que já sofri por vós e procuro completar na minha própria carne o que falta das tribulações de Cristo, em solidariedade com o seu corpo, isto é, a Igreja. 25A ela eu sirvo, exercendo o cargo que Deus me confiou de vos transmitir a palavra de Deus em sua plenitude: 26o mistério escondido por séculos e gerações, mas agora revelado aos seus santos. 27A estes Deus quis manifestar como é rico e glorioso entre as nações este mistério: a presença de Cristo em vós, a esperança da glória. 28Nós o anunciamos, admoestando a todos e ensinando a todos, com toda sabedoria, para a todos tornar perfeitos em sua união com Cristo.

Evangelho: Lc 10,38-42

Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.


Santos em destaque

São José Barsabas, discípulo de Jesus. Designado pelos Apóstolos, junto com São Matias, para ocupar o lugar de Judas.

Santa Marina ou Margarida, virgem e mártir (†séc. inc.). Morta sob terríveis torturas por ordem do governador de Antioquia.

Santo Apolinário, Bispo e mártir (†c. séc. II). Primeiro evangelizador da região da Emilia-Romanha, da qual é padroeiro. Foi incansável propagador da fé de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Santo Aurélio de Cartago, Bispo (†c. 430). Íntimo amigo de Santo Agostinho. Eleito bispo de Cartago, preservou sua grei dos costumes pagãos.

São Vulmaro, presbítero (†c. 700). Religioso beneditino da abadia de Hautmont, levou durante um tempo vida eremítica e fundou, posteriormente, dois mosteiros no norte da França.

São Paulo de Córdoba, diácono e mártir (†851). Morto por haver confessado sua fé em Cristo perante as autoridades sarracenas.

Santo Elias Tesbita, profeta (†c. séc. IX a.C). Profeta do Senhor durante o reinado de Acab. Um dos maiores do Antigo Testamento, lutou contra a corrupção e a idolatria através de portentosos milagres. Censurou ao Povo Eleito por sua idolatria e desafiou os sacerdotes de Baal, em nome do único Deus verdadeiro. Foi arrebatado num carro de fogo. É considerado o fundador da Ordem Carmelita.

São José María Díaz Sanjurjo, Bispo e mártir (†1857). Dominicano espanhol, eleito Bispo do Tonkín Oriental, Vietnã. Morreu decapitado durante a perseguição ordenada pelo imperador Tu Dúc.

Beatas Rita da Virgem Dolorosa do Coração de Jesus e Francisca do Coração de Jesus, virgens e mártires (†1936). Religiosas da Congregação das Irmãs da Caridade do Sagrado Coração de Jesus, fuziladas durante a guerra civil espanhola.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

5 de agosto de 2025

Terça-feira da 18ª semana do Tempo Comum Memória facultativa da...

4 de agosto de 2025

Memória de São João Maria Vianney Presbítero (†1859 Ars-sur-Formans -...

3 de agosto de 2025

Domingo da 18ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever