Memória de São Pio de Pietrelcina
São Pio de Pietrelcina, sacerdote (†1968). Memória obrigatória no Brasil, facultativa em Portugal. Da ordem dos Frades Menores Capuchinhos, extraordinário taumaturgo e apóstolo do sacramento da Confissão.
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: Esd 6,7-8.12b.14-20
Naqueles dias, 7o rei Dario escreveu ao governador do território da outra margem do rio Eufrates: “Deixa que prossigam os trabalhos no templo de Deus. Que o governador de Judá e os anciãos dos judeus edifiquem a casa de Deus no seu lugar. 8Também ordenei como se deve proceder com aqueles anciãos dos judeus que constroem aquela casa de Deus: com os bens do rei, deveis reembolsar religiosamente e sem interrupção aqueles homens por tudo o que gastarem. 12Eu, Dario, dei esta ordem. Que ela seja pontualmente executada!” 14E os anciãos dos judeus continuaram a construir com êxito, de acordo com a profecia de Ageu, o profeta, e de Zacarias, filho de Ado, e puderam terminar a construção conforme a ordem do Deus de Israel e as ordens de Ciro, de Dario e de Artaxerxes, reis da Pérsia. 15Esta casa de Deus foi concluída no terceiro dia do mês de Adar, no sexto ano do reinado de Dario. 16Os filhos de Israel, os sacerdotes, os levitas e o resto dos repatriados celebraram com alegria a dedicação desta casa de Deus. 17Ofereceram, para a inauguração desta casa de Deus, cem touros, duzentos carneiros, quatrocentos cordeiros e, como sacrifício pelo pecado de todo o Israel, doze bodes, segundo o número das tribos de Israel. 18Estabeleceram também os sacerdotes, segundo suas categorias, e os levitas, segundo suas classes, para o serviço de Deus em Jerusalém, como está escrito no livro de Moisés. 19Os deportados celebraram a Páscoa no dia catorze do primeiro mês. 20Como todos os levitas se haviam purificado, juntamente com os sacerdotes, estavam puros; e, assim, imolaram a Páscoa para todos os filhos do cativeiro, para os sacerdotes seus irmãos e para eles próprios.
Salmo responsorial: Sl 121(122),1-2.3-4a.4b-5 (R. cf. 1)
R. Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa Senhor!”
1Que alegria, quando ouvi que me disseram: *”Vamos à casa do Senhor!” 2E agora nossos pés já se detêm, *Jerusalém, em tuas portas. R.
3Jerusalém, cidade bem edificada *num conjunto harmonioso; 4apara lá sobem as tribos de Israel, *as tribos do Senhor. R.
bPara louvar, segundo a lei de Israel, *o nome do Senhor. 5A sede da justiça lá está *e o trono de Davi. R.
Evangelho: Lc 8,19-21
Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.
Santos em destaque
São Zacarias e Santa Isabel, pais de São João Batista, Precursor do Messias.
São Lino, Papa e Mártir. Foi o segundo Papa da História, escolhido pelo próprio São Pedro.
Santo Adamnano de Iona, presbítero e abade (†704). Profundo conhecedor das Sagradas Escrituras e infatigável defensor da unidade, convenceu muitos escoceses e irlandeses a celebrar a Páscoa segundo o costume romano.
Beata Helena Duglioli, viúva (†1520). Nasceu em Bolonha, Itália. Em sua juventude, quis consagrar-se ao Senhor. Diante da oposição de seus familiares, foi obrigada a casar-se. Após a morte de seu marido, dedicou-se às obras de caridade.
Beatos Cristóvão, Antônio e João, mártires (†1527-1529). Jovens indígenas mortos em Tlaxcala (México), durante a primeira evangelização da América, por ajudarem a propagar a Fé cristã.
Beata Maria Emilia Tavernier, religiosa (†1851). Depois da morte do marido e de seus três filhos, fundou a Congregação das Irmãs da Providência, em Quebec (Canadá), para cuidado de órfãos e doentes mentais.
Beata Bernardina Jablonska, virgem (†1940). Fundadora da Congregação das Irmãs Servas dos Pobres em Cracóvia, Polônia. Foi filha espiritual de Santo Alberto Chmielowski.
Beato José Stanek, presbítero e mártir (†1944). Religioso da Sociedade do Apostolado Católico, preso e enforcado em Varsóvia durante a II Guerra Mundial.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online