Memória de São Pio de Pietrelcina
São Pio de Pietrelcina, sacerdote (†1968). Memória obrigatória no Brasil, facultativa em Portugal. Da ordem dos Frades Menores Capuchinhos, extraordinário taumaturgo e apóstolo do sacramento da Confissão.
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: Pr 3,27-34
Meu filho, 27Não recuses um favor a quem dele necessita, se tu podes fazê-lo. 28Não digas ao próximo: “Vai embora, volta amanhã, então te darei”, quando podes dar logo! 29Não trames o mal contra o próximo, quando ele vive contigo cheio de confiança. 30Não abras processo contra alguém sem motivo, se não te fez mal algum! 31Não invejes o homem violento, e não escolhas nenhum de seus caminhos, 32porque o Senhor detesta o perverso, mas reserva sua amizade aos íntegros. 33O Senhor amaldiçoa a casa do ímpio, mas abençoa a morada dos justos. 34Ele zomba dos zombadores, mas concede o seu favor aos humildes.
Salmo responsorial: Sl 14(15),1a-3ab.3cd-4ab.5 (R. 1b)
R. O justo habitará no monte santo do Senhor.
1a“Senhor quem entrará em vossa casa?” †2Aquele que caminha sem pecado *e pratica a justiça fielmente; 3aque pensa a verdade no seu íntimo *be não solta em calúnias sua língua. R.
cQue em nada prejudica o seu irmão, dnem cobre de insultos seu vizinho; 4aque não dá valor algum ao homem ímpio,*bmas honra os que respeitam o Senhor. R.
5não empresta o seu dinheiro com usura, †nem se deixa subornar contra o inocente. *Jamais vacilará quem vive assim! R.
Evangelho: Lc 8,16-18
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá torna-se conhecido e claramente manifesto. Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.
Santos em destaque
São Zacarias e Santa Isabel, pais de São João Batista, Precursor do Messias.
São Lino, Papa e Mártir. Foi o segundo Papa da História, escolhido pelo próprio São Pedro.
Santo Adamnano de Iona, presbítero e abade (†704). Profundo conhecedor das Sagradas Escrituras e infatigável defensor da unidade, convenceu muitos escoceses e irlandeses a celebrar a Páscoa segundo o costume romano.
Beata Helena Duglioli, viúva (†1520). Nasceu em Bolonha, Itália. Em sua juventude, quis consagrar-se ao Senhor. Diante da oposição de seus familiares, foi obrigada a casar-se. Após a morte de seu marido, dedicou-se às obras de caridade.
Beatos Cristóvão, Antônio e João, mártires (†1527-1529). Jovens indígenas mortos em Tlaxcala (México), durante a primeira evangelização da América, por ajudarem a propagar a Fé cristã.
Beata Maria Emilia Tavernier, religiosa (†1851). Depois da morte do marido e de seus três filhos, fundou a Congregação das Irmãs da Providência, em Quebec (Canadá), para cuidado de órfãos e doentes mentais.
Beata Bernardina Jablonska, virgem (†1940). Fundadora da Congregação das Irmãs Servas dos Pobres em Cracóvia, Polônia. Foi filha espiritual de Santo Alberto Chmielowski.
Beato José Stanek, presbítero e mártir (†1944). Religioso da Sociedade do Apostolado Católico, preso e enforcado em Varsóvia durante a II Guerra Mundial.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online