Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
Hoje, omite-se a Memória de Santo André Dung-Lac, presbítero, e companheiros mártires.
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: Dn 7,13-14
13“Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá”.
Salmo responsorial: Sl 92(93),1ab.1c-2.5 (R. 1a)
R. Deus é Rei e se vestiu de majestade, glória ao Senhor!
1aDeus é Rei e se vestiu de majestade, *brevestiu-se de poder e de esplendor! R.
cVós firmastes o universo inabalável, †2vós firmastes vosso trono desde a origem, *
desde sempre, ó Senhor, vós existis! R.
5Verdadeiros são os vossos testemunhos, †refulge a santidade em vossa casa, *pelos séculos dos séculos, Senhor! R.
Segunda leitura: Ap 1,5-8
5Jesus Cristo, é a testemunha fiel, o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, o soberano dos reis da terra. A Jesus, que nos ama, que por seu sangue nos libertou dos nossos pecados 6e que fez de nós um reino, sacerdotes para seu Deus e Pai, a ele a glória e o poder, em eternidade. Amém. 7Olhai! Ele vem com as nuvens, e todos os olhos o verão também aqueles que o traspassaram. Todas as tribos da terra baterão no peito por causa dele. Sim. Amém! 8“Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “aquele que é, que era e que vem, o Todo-poderoso”.
Evangelho: Jo 18,33b-37
Naquele tempo, 33bPilatos chamou Jesus e perguntou-lhe: “Tu és o rei dos judeus?” 34Jesus respondeu: “Estás dizendo isto por ti mesmo, ou outros te disseram isto de mim?” 35Pilatos falou: “Por acaso, sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?”. 36Jesus respondeu: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui”. 37Pilatos disse a Jesus: “Então tu és rei?” Jesus respondeu: “Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade
escuta a minha voz”.
Santos em destaque
São Crisógono, séc. IV
São Porciano, abade (†532). Jovem escravo que, guiado pela Providência, encontrou a liberdade num mosteiro da região de Clermont-Ferrand, França, do qual se tornou monge e depois abade.
São Colmano, Bispo (†608). Poeta da corte de Cashel, Irlanda, fez-se cristão e foi o primeiro Bispo de Cloyne.
Santo Alberto de Lovaina, Bispo e mártir (†1192). Bispo de Liège, atual Bélgica, exilado por ter defendido os direitos da Igreja. Morreu em Reims na França.
Santo André Dung-Lac e companheiros, mártires (†1625-1886) . Sofreram o martírio no Vietnã em épocas diversas — de 1625 a 1886 — e foram canonizados em 1998. Oito eram bispos, 50 sacerdotes e 59 leigos de diversas idades e condições sociais. Entre eles, contam-se 96 vietnamitas, 11 espanhóis e 10 franceses.
Beato Bálsamo, abade (†1232). Em meio às confusões e contradições de seu tempo, dirigiu com sabedoria e prudência a Abadia da Santíssima Trindade de Cava de’ Tirreni, Itália.
Beata Maria Ana Sala, virgem (†1891). Religiosa da Congregação das Irmãs de Santa Marcelina, em Milão, Itália.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online