Terça-feira da 25ª semana do Tempo Comum
Leituras da Missa
Primeira leitura: Pr 21,1-6.10-13
1O coração do rei nas mãos do Senhor é como água corrente; ele o dirige para onde quer. 2O homem pensa que o seu caminho é sempre reto, mas é o Senhor quem sonda os corações. 3Praticar a justiça e o direito é mais agradável ao Senhor do que os sacrifícios. 4Olhar arrogante e coração orgulhoso, a lâmpada dos malvados não é senão o pecado. 5Os projetos do homem aplicado produzem abundância, mas todos os apressados só alcançam indigência. 6Tesouros adquiridos com língua mentirosa são ilusão passageira dos que procuram a morte. 10A alma do malvado deseja o mal, ele olha sem piedade para o seu próximo. 11Quando se castiga o zombador, aprende o imbecil, e quando o sábio é instruído, ele adquire mais saber. 12O justo observa a casa do ímpio e leva os ímpios à desgraça. 13Quem tapa os ouvidos ao clamor do pobre, também há de clamar, mas não será ouvido.
Salmo responsorial: Sl 118(119),1.27.30.34.35.44 (R. 35a)
R. Guiai-me, Senhor, no caminho de vossos preceitos!
1Feliz o homem sem pecado em seu caminho, *que na lei do Senhor Deus vai progredindo! R.
27Fazei-me conhecer vossos caminhos, *e então meditarei vossos prodígios! R.
30Escolhi seguir a trilha da verdade, *diante de mim eu coloquei vossos preceitos. R.
34Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, *e de todo o coração a guardarei. R.
35Guiai meus passos no caminho que traçastes, *pois só nele encontrarei felicidade. R.
44Cumprirei constantemente a vossa lei; *para sempre, eternamente a cumprirei! R.
Evangelho: Lc 8,19-21
Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”.
Santos em destaque
São Gerardo Sagredo, Bispo e mártir. (1046). Foi mestre de Santo Emerico, filho do rei Santo Estevão. É o padroeiro da Hungria.
Santo Antônio González, presbítero (†1637). Religioso dominicano enviado para o Japão com outros cinco religiosos e encarcerado pouco tempo depois. Foi submetido duas vezes ao suplício da água, até que, consumido pela febre, morreu.
São Pacífico, presbítero (†1721). Religioso Capuchinho que exerceu as funções de professor, pregador e confessor. Uma séria doença fê-lo paraplégico, cego e surdo. A exemplo de Jó, transformou o sofrimento numa plataforma para a santidade.
Beato Dalmácio Moner, presbítero (†1341). Religioso dominicano do Convento de Girona, Espanha. Passou três anos de recolhimento na gruta de Santa Maria Madalena, junto a Marselha, França.
Beatos Guilherme Spencer e Roberto Hardesty, mártires (†1589). Por confessarem a verdadeira religião, foram enforcados e esquartejados no reinado de Elisabeth I da Inglaterra.
Beato Antônio Martim Slomsek, Bispo (†1862). Cuidou com o máximo empenho das instituições eclesiásticas e da vida cristã das famílias, e lutou pela unidade da Igreja na Eslovênia.
Beata Colomba Gabriel, abadessa (†1926). Polonesa de nascença, fundou a Congregação das Irmãs Beneditinas da Caridade e a obra social “Casa da Família”, para acolher moças operárias pobres ou que estivessem longe de suas famílias.
Beato José Raimundo Ferragud Girbés, mártir (†1936). Pai de família fuzilado durante a Guerra Civil
Espanhola.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online