Sexta-feira da 25ª semana do Tempo Comum
Memória facultativa dos Santos Cosme e Damião, mártires (†303). Memória facultativa. Médicos sírios martirizados em Ciro (Síria). Exerciam a medicina gratuitamente.
Leituras da Missa
Primeira leitura: Ag 1,15b-2,9
15No segundo ano do reinado de Dario, 2,1no dia vinte e um do sétimo mês, fez-se ouvir a palavra do Senhor mediante o profeta Ageu: 2“Vai dizer a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote, e ao resto do povo: 3Há dentre vós algum sobrevivente que tenha visto esta casa em seu primitivo esplendor? E como a vedes agora? Não parece aos vossos olhos uma sombra do que era? 4Mas agora toma coragem, Zorobabel, diz o Senhor, coragem, Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote; coragem, povo todo desta terra, diz o Senhor dos exércitos; ponde mãos à obra, pois eu estou convosco, diz o Senhor dos exércitos. 5Eu assumi um compromisso convosco, quando saístes do Egito, e meu espírito permaneceu no meio de vós: não temais. 6Isto diz o Senhor dos exércitos: Ainda um momento, e eu hei de mover o céu e a terra, o mar e a terra firme. 7Sacudirei todos os povos, e começarão a chegar tesouros de todas as nações, hei de encher de esplendor esta casa, diz o Senhor dos exércitos. 8Pertence-me a prata, pertence-me o ouro, diz o Senhor dos exércitos. 9O esplendor desta nova casa será maior que o da primeira, diz o Senhor dos exércitos; e neste lugar estabelecerei a paz, diz o Senhor dos exércitos”.
Salmo responsorial: Sl 42(43),1.2.3.4. (R. cf. 5bc)
R. Espera em Deus! Louvarei novamente o meu Deus Salvador!
1Fazei justiça, meu Deus, e defendei-me *contra a gente impiedosa; do homem perverso e mentiroso *libertai-me, ó Senhor! R.
2Sois vós o meu Deus e meu refúgio: *por que me afastais? Por que ando tão triste e abatido *pela opressão do inimigo? R.
3Enviai vossa luz, vossa verdade: *elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, *até a vossa morada! R.
4Então irei aos altares do Senhor, *Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, *meu Senhor e meu Deus! R.
Evangelho: Lc 9,18-22
Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado e os discípulos estavam com ele. Então, Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. 20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
Santos em destaque
São Gedeão, juiz de Israel. Da tribo de Manassés, libertou o povo eleito das mãos dos madianitas.
Santo Eusébio de Bolonha, Bispo (†séc. IV). Combateu o arianismo, junto com Santo Ambrósio de Milão, e empenhou-se em promover entre os jovens o valor da virgindade.
São Nilo, abade (†1004). Nascido de importante família de Rossano, Itália, renunciou ao mundo, ingressando no mosteiro de Santa Maria del Patire, onde organizou uma escola de calígrafos para a reprodução dos textos sagrados.
Santa Teresa Couderc, virgem (†1885). Fundou a Sociedade de Nossa Senhora do Cenáculo, em Lyon (França).
Santas Luzia Kim, Catarina Yi, viúva, e Madalena Cho, virgem, mártires (†1839). Por sua fé em Cristo, morreram vítimas de atrozes tomentos em Seul, Coréia.
Beata Lúcia de Caltagirone, virgem (†1400). Terciária franciscana falecida em Salerno, Itália. Destacou-se por sua fidelidade à Regra e sua devoção às Cinco Chagas de Cristo.
Beato Gaspar Stanggassinger, presbítero (†1899). Sacerdote redentorista, dedicado à educação dos jovens. Faleceu aos 28 anos, em Gars, Alemanha.
Beato Luis Tezza, presbítero (†1923). Religioso camiliano que fundou em Roma a Congregação das Filhas de São Camilo. Faleceu no Peru, onde foi enviado em missão.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online