28 de novembro de 2025

Sexta-feira da 34ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Dn 7,2-14

Eu, Daniel, 2tive uma visão durante a noite; eis que os quatro ventos do céu revolviam o vasto mar, 3e quatro grandes animais, diferentes uns dos outros, emergiam do mar. 4O primeiro era semelhante a um leão, e tinha asas de águia; ainda estava olhando, quando lhe foram arrancadas as asas; ele foi erguido da terra e posto de pé como um homem, e foi-lhe dado um coração de homem. 5Eis que surgiu outro animal, o segundo, semelhante a um urso, que estava erguido pela metade e tinha três costelas nas fauces entre os dentes; ouvia-se dizer: “Vamos, come mais carne”. 6Continuei a olhar, e eis que assomou outro animal, semelhante a um leopardo; tinha no dorso quatro asas de ave, e havia no animal quatro cabeças. E foi-lhe dado poder. 7Depois, eu insistia em minha visão noturna, e eis que apareceu o quarto animal, terrível, estranho e extremamente forte; com suas dentuças de ferro, tudo devorava e triturava, calcando aos pés o que sobrava; era bem diferente dos outros animais que eu vi antes, e tinha dez chifres. 8Eu observava estes chifres, e eis que apontou entre eles outro chifre pequeno, e, em compensação, foram arrancados três dos primeiros chifres; e eis que neste chifre pequeno havia uns olhos como olhos de homem e uma boca que fazia ouvir uma fala muito forte. 9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos. 11Eu estava olhando para o lado das palavras fortes que o mencionado chifre fazia ouvir, quando percebi que o animal tinha sido morto, e vi que seu corpo fora feito em pedaços e tinha sido entregue ao fogo para queimar; 12percebi também que aos restantes animais foi-lhes tirado o poder, sendo-lhes prolongada a vida por certo tempo. 13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.

Salmo responsorial: Dn 3,75-77.78-79.80-81 (R. 59b)

R. Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!

75Montes e colinas, bendizei o Senhor! †76Plantas da terra, bendizei o Senhor! 77Mares e rios, bendizei o Senhor! R.

78Fontes e nascentes, bendizei o Senhor! 79Baleias e peixes, bendizei o Senhor! R.

80Pássaros do céu, bendizei o Senhor! 81Feras e rebanhos, bendizei o Senhor! R.

Evangelho: Lc 21,29-33

Naquele tempo, 29Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. 30Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. 32Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. 33O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”.


Santos em destaque

Santos Papiniano de Vita e Mansueto de Uruci, Bispos e mártires (†séc. V). Estes dois prelados africanos foram queimados em todo o corpo com lâminas de ferro incandescentes, por terem defendido a Fé católica contra o rei ariano Genserico.

Santo Estevão, o Jovem, monge e mártir (†764). Decapitado durante a perseguição iconoclasta de Constantino Copronymo, imperador de Constantinopla.

Santa Teodora, abadessa (†980). Discípula de São Nilo, o Jovem, na Calábria (Itália).

São Tiago de Marca, presbítero, séc. XV. Tal como seu mestre, São Bernardino de Siena, foi um grande pregador e orador.

Santo André Tran Van Trong, mártir (†1835). Por se recusar a pisar a cruz, foi preso e, após inúmeras torturas, degolado em Kham Duong, Vietnã.

Beato Luís Campos Górriz, mártir (†1936). Doutor em leis e membro do Apostolado Secular fuzilado em Paterna, nas proximidades de Valência, Espanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior

Próximas liturgias

21 de novembro de 2025

Memória da Apresentação de Nossa Senhora Maria Santíssima fez de...

20 de novembro de 2025

Quinta-feira da 33ª semana do Tempo Comum Leituras da...

19 de novembro de 2025

Memória de São Roque González, Afonso Rodriguez e João...
Artigo anterior

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever