28 de novembro de 2024

Quinta-feira da 34ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ap 18,1-2.21-23;19,1-3.9a

Eu, João, 1vi outro anjo descendo do céu. Tinha grande poder, e a terra ficou toda iluminada com a sua glória. 2Ele gritou com voz poderosa:” Caiu! Caiu Babilônia, a grande! Tornou-se morada de demônios, abrigo de todos os espíritos maus, abrigo de aves impuras e nojentas. 21Nessa hora, um anjo poderoso levantou uma pedra do tamanho de uma grande pedra de moinho e atirou-a ao mar, dizendo: “Com esta força será lançada Babilônia, a Grande Cidade, e nunca mais será encontrada. 22E o canto de harpistas e músicos, de flautistas e tocadores de trombeta, em ti nunca mais se ouvirá; e nenhum artista de arte alguma em ti jamais se encontrará; e o canto do moinho em ti nunca mais se ouvirá; 23e a luz da lâmpada em ti nunca mais brilhará; e a voz do esposo e da esposa em ti nunca mais se ouvirá, porque os teus comerciantes eram os grandes da terra, e com magia tu enfeitiçaste todas as nações”. 19,1Depois disso, ouvi um forte rumor, de uma grande multidão no céu, que clamava: “Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus, 2porque seus julgamentos são verdadeiros e justos. Sim, Deus julgou a grande prostituta que corrompeu a terra com sua prostituição, e vingou nela o sangue dos seus servos”. 3E repetiram: “Aleluia! A fumaça dela fica subindo para toda a eternidade!” 9aE um anjo me disse: “Escreve: Felizes são os convidados para o banquete das núpcias do Cordeiro”.

Salmo responsorial: Sl 99(100),2.3.4.5 (R. Ap19,9a)

R. São bem-aventurados os que foram convidados para a Ceia Nupcial das bodas do Cordeiro!

2Aclamai o Senhor, ó terra inteira, †servi ao Senhor com alegria, *ide a ele cantando jubilosos! R.

3Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, †Ele mesmo nos fez, e somos seus, *nós somos seu povo e seu rebanho. R.

4Entrai por suas portas dando graças, †e em seus átrios com hinos de louvor; *dai-lhe graças, seu nome bendizei! R.

5Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, †sua bondade perdura para sempre, *seu amor é fiel eternamente! R.

Evangelho: Lc 21,20-28

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judéia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. 23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações. Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.


Santos em destaque

Santos Papiniano de Vita e Mansueto de Uruci, Bispos e mártires (†séc. V). Estes dois prelados africanos foram queimados em todo o corpo com lâminas de ferro incandescentes, por terem defendido a Fé católica contra o rei ariano Genserico.

Santo Estevão, o Jovem, monge e mártir (†764). Decapitado durante a perseguição iconoclasta de Constantino Copronymo, imperador de Constantinopla.

Santa Teodora, abadessa (†980). Discípula de São Nilo, o Jovem, na Calábria (Itália).

São Tiago de Marca, presbítero, séc. XV. Tal como seu mestre, São Bernardino de Siena, foi um grande pregador e orador.

Santo André Tran Van Trong, mártir (†1835). Por se recusar a pisar a cruz, foi preso e, após inúmeras torturas, degolado em Kham Duong, Vietnã.

Beato Luís Campos Górriz, mártir (†1936). Doutor em leis e membro do Apostolado Secular fuzilado em Paterna, nas proximidades de Valência, Espanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

23 de novembro de 2024

Sábado da 33ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...

22 de novembro de 2024

Memória de Santa Cecília Virgem e mártir. Segundo antiga tradição,...

21 de novembro de 2024

Memória da Apresentação de Nossa Senhora Maria Santíssima fez de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever