3 de setembro de 2024

Memória de São Gregório Magno, papa e doutor da Igreja.

Combateu a heresia nestoriana, defendeu a supremacia da Santa Sé, lutou pela reforma do clero e da vida monástica. Enviou Santo Agostinho de Cantuária a evangelizar as Ilhas Britânicas. Grande promotor canto que leva seu nome: o gregoriano. Morreu em 604.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Cor 2,10b-16

Irmãos, 10bo Espírito esquadrinha tudo, mesmo as profundezas de Deus. 11Quem dentre os homens conhece o que se passa no homem senão o espírito do homem que está nele? Assim também, ninguém conhece o que existe em Deus, a não ser o Espírito de Deus. 12Nós não recebemos o espírito do mundo, mas recebemos o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos os dons da graça que Deus nos concedeu. 13Desses dons também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com a sabedoria aprendida do Espírito: assim, ajustamos uma linguagem espiritual às realidades espirituais. 14O homem psíquico – o que fica no nível de suas capacidades naturais – não aceita o que é do Espírito de Deus: pois isso lhe parece uma insensatez. Ele não é capaz de conhecer o que vem do Espírito, porque tudo isso só pode ser julgado com a ajuda do mesmo Espírito. 15Ao contrário, o homem espiritual – enriquecido com o dom do Espírito – julga tudo, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. 16Com efeito, quem conheceu o pensamento do Senhor, de maneira a poder aconselhá-lo? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo.

Salmo responsorial: Sl 144(145),8-9.10-11.12-13ab.13cd-14 (R. 17a)

R. É justo o Senhor em seus caminhos.

8Misericórdia e piedade é o Senhor, *ele é amor, é paciência, é compaixão. 9O Senhor é muito bom para com todos, *sua ternura abraça toda criatura. R.

10Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, *e os vossos santos com louvores vos bendigam! 11Narrem a glória e o esplendor do vosso reino *e saibam proclamar vosso poder! R.

12Para espalhar vossos prodígios entre os homens *e o fulgor de vosso reino esplendoroso. 13aO vosso reino é um reino para sempre, *bvosso poder, de geração em geração R.

 cO Senhor é amor fiel em sua palavra, *dé santidade em toda obra que ele faz. 14Ele sustenta todo aquele que vacila *e levanta todo aquele que tombou. R.

Evangelho: Lc 4,31-37

Naquele tempo, 31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. 32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34“O que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!” 35Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. 37E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.


Santos em destaque

São Marino, diácono (†s. IV). Pregou na região de Rímini e, durante as perseguições de Diocleciano, retirou-se ao Monte Titano, onde fundou um povoado que daria origem à República de San Marino.

São Rimágilo, Bispo e abade (†c. 671- 679). Ainda jovem, foi eleito abade de Solignac, França. Fundou os mosteiros de Stavelot e Malmedy.

São João Pak Hu-jae e companheiros, mártires (†1839). Condenados pelos tribunais coreanos ao confessaram ardorosamente a fé católica. Após inúmeras torturas, foram decapitados na Porta Oeste de Seul.

Beato Guala, Bispo (†1244). Frade dominicano nomeado Bispo de Bréscia, lutou pela paz nos tempos do Imperador Federico II. No fim da vida, retirou-se ao mosteiro de Astino, Itália, onde faleceu.

Beato Bartolomeu Gutierrez, sacerdote, e cinco companheiros, mártires (†1632). Por ordem à fé cristã, foram torturados e queimados vivos em Nagasaki (Japão).

Beata Brígida de Jesus Morello, religiosa (†1679). Após enviuvar, dedicou-se à penitência e às obras de caridade. Fundou em Piacenza, Itália, a Congregação das Irmãs Ursulinas de Maria Imaculada, para educação da juventude feminina.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

24 de janeiro de 2025

Memória de São Francisco de Sales Bispo e doutor da...

23 de janeiro de 2025

Quinta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Leituras da...

22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever