30 de agosto de 2024

Quarta-feira da 21ª semana do Tempo Comum


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Cor 1,17-25

Irmãos, 17de fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar a boa nova da salvação, sem me valer dos recursos da oratória, para não privar a cruz de Cristo da sua força própria. 18A pregação a respeito da cruz é uma insensatez para os que se perdem, mas para os que se salvam, para nós, ela é poder de Deus. 19Com efeito, está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e frustrarei a perspicácia dos inteligentes”. 20Onde está o sábio? Onde o mestre da Lei? Onde o questionador deste mundo? Acaso Deus não mostrou a insensatez da sabedoria do mundo? 21De fato, na manifestação da sabedoria de Deus, o mundo não chegou a conhecer Deus por meio da sabedoria; por isso, Deus houve por bem salvar os que creem por meio da insensatez da pregação. 22Os judeus pedem sinais milagrosos, os gregos procuram sabedoria; 23nós, porém, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e insensatez para os pagãos. 24Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, esse Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus. 25Pois o que é dito insensatez de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é dito fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

Salmo responsorial: Sl 32(33),1-2.4-5.10ab e 11 (R. 5b)

R. Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!

1Ó justos, alegrai-vos no Senhor! *aos retos fica bem glorificá-lo. 2Dai graças ao Senhor ao som da harpa, *na lira de dez cordas celebrai-o! R.

4Pois reta é a palavra do Senhor, *e tudo o que ele faz merece fé. 5Deus ama o direito e a justiça, *transborda em toda a terra a sua graça. R.

10O Senhor desfaz os planos das nações *be os projetos que os povos se propõem. 11Mas os desígnios do Senhor são para sempre, †e os pensamentos que ele traz no coração, *de geração em geração, vão perdurar. R.

Evangelho: Mt 25,1-13

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.


Santos em destaque

Santos Félix e Adauto, mártires (†séc. IV). Martirizados em Roma nos primeiros séculos da Igreja.

São Pamáquio (†410). Senador romano, muito amigo de São Jerônimo. Tendo ficado viúvo, dedicou-se à vida de piedade e obras de caridade.

São Fiacre, eremita (†c. 670). Originário da Irlanda, estabeleceu-se na França em lugar solitário. Ali construiu o mosteiro que deu origem ao povoado de Saint-Fiacre.

São Bonônio, abade (†1026). Seguiu a vida eremítica no Egito e no Monte Sinai. Ao retornar à Itália foi nomeado abade do Mosteiro de Lucédio.

Santa Margarida Ward, mártir (†séc. XVI). De origem nobre, foi morta durante o reinado de Isabel I, da Inglaterra, por ter ajudado um sacerdote a fugir da prisão.

Beato João Juvenal Ancina, Bispo (†1604). Jovem médico que ingressou na Congregação do Oratório e destacou-se como ardoroso pregador em Nápoles, Itália, antes de ser nomeado Bispo de Saluzzo.

Beata Maria Rafols, virgem (†1853). Dirigiu com ânimo, em meio a muitas dificuldades, a Congregação das Irmãs da Caridade de Sant’Ana, por ela fundada em Saragoça, Espanha.

Beato Eustáquio van Lieshout, presbítero (†1943). Sacerdote de origem holandesa pertencente à Congregação dos Sagrados Corações, falecido em Belo Horizonte. Favorecido com o dom da cura, alcançou fama de santidade ainda em vida.

Beato Alfredo Ildefonso Schuster, Bispo (†1954). Monge beneditino, foi abade de São Paulo Extramuros, em Roma, e mais tarde Arcebispo de Milão.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

26 de abril de 2025

Sábado na Oitava da Páscoa Leituras da Missa Santos...

25 de abril de 2025

Sexta-feira na Oitava da Páscoa Leituras da Missa Santos...

24 de abril de 2025

Quinta-feira na Oitava da Páscoa Leituras da Missa Santos...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever