30 de agosto de 2024

Quarta-feira da 21ª semana do Tempo Comum


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Cor 1,17-25

Irmãos, 17de fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar a boa nova da salvação, sem me valer dos recursos da oratória, para não privar a cruz de Cristo da sua força própria. 18A pregação a respeito da cruz é uma insensatez para os que se perdem, mas para os que se salvam, para nós, ela é poder de Deus. 19Com efeito, está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e frustrarei a perspicácia dos inteligentes”. 20Onde está o sábio? Onde o mestre da Lei? Onde o questionador deste mundo? Acaso Deus não mostrou a insensatez da sabedoria do mundo? 21De fato, na manifestação da sabedoria de Deus, o mundo não chegou a conhecer Deus por meio da sabedoria; por isso, Deus houve por bem salvar os que creem por meio da insensatez da pregação. 22Os judeus pedem sinais milagrosos, os gregos procuram sabedoria; 23nós, porém, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e insensatez para os pagãos. 24Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, esse Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus. 25Pois o que é dito insensatez de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é dito fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

Salmo responsorial: Sl 32(33),1-2.4-5.10ab e 11 (R. 5b)

R. Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!

1Ó justos, alegrai-vos no Senhor! *aos retos fica bem glorificá-lo. 2Dai graças ao Senhor ao som da harpa, *na lira de dez cordas celebrai-o! R.

4Pois reta é a palavra do Senhor, *e tudo o que ele faz merece fé. 5Deus ama o direito e a justiça, *transborda em toda a terra a sua graça. R.

10O Senhor desfaz os planos das nações *be os projetos que os povos se propõem. 11Mas os desígnios do Senhor são para sempre, †e os pensamentos que ele traz no coração, *de geração em geração, vão perdurar. R.

Evangelho: Mt 25,1-13

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.


Santos em destaque

Santos Félix e Adauto, mártires (†séc. IV). Martirizados em Roma nos primeiros séculos da Igreja.

São Pamáquio (†410). Senador romano, muito amigo de São Jerônimo. Tendo ficado viúvo, dedicou-se à vida de piedade e obras de caridade.

São Fiacre, eremita (†c. 670). Originário da Irlanda, estabeleceu-se na França em lugar solitário. Ali construiu o mosteiro que deu origem ao povoado de Saint-Fiacre.

São Bonônio, abade (†1026). Seguiu a vida eremítica no Egito e no Monte Sinai. Ao retornar à Itália foi nomeado abade do Mosteiro de Lucédio.

Santa Margarida Ward, mártir (†séc. XVI). De origem nobre, foi morta durante o reinado de Isabel I, da Inglaterra, por ter ajudado um sacerdote a fugir da prisão.

Beato João Juvenal Ancina, Bispo (†1604). Jovem médico que ingressou na Congregação do Oratório e destacou-se como ardoroso pregador em Nápoles, Itália, antes de ser nomeado Bispo de Saluzzo.

Beata Maria Rafols, virgem (†1853). Dirigiu com ânimo, em meio a muitas dificuldades, a Congregação das Irmãs da Caridade de Sant’Ana, por ela fundada em Saragoça, Espanha.

Beato Eustáquio van Lieshout, presbítero (†1943). Sacerdote de origem holandesa pertencente à Congregação dos Sagrados Corações, falecido em Belo Horizonte. Favorecido com o dom da cura, alcançou fama de santidade ainda em vida.

Beato Alfredo Ildefonso Schuster, Bispo (†1954). Monge beneditino, foi abade de São Paulo Extramuros, em Roma, e mais tarde Arcebispo de Milão.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

28 de novembro de 2024

Quinta-feira da 34ª semana do Tempo Comum Leituras da...

27 de novembro de 2024

Quarta-feira da 34ª semana do Tempo Comum Leituras da...

26 de novembro de 2024

Terça-feira da 34ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever