22 de agosto de 2022

Memória de Nossa Senhora Rainha

Nossa Senhora Rainha. Instituída por Pio XII, esta comemoração foi transferida do dia 31 de maio para a oitava da Assunção, a fim de acentuar a realeza da Virgem com sua glorificação corporal.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 9,1-6

1O povo que andava na escuridão viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. 2Fizeste crescer a alegria e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. 3Pois o jugo que oprimia o povo – a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais -, tu os abateste como na jornada de Madiã. 4Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas. 5Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz. 6Grande será o seu reino, e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar essas coisas.

Salmo responsorial: Sl 112(113),1-2.3-4.5-6.7-8 (R. 2)
R. Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade! Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Louvai, louvai, ó servos do Senhor, *louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, * agora e por toda a eternidade! R.

Do nascer do sol até o seu ocaso, *louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, * sua glória vai além dos altos céus. R.

Quem pode comparar-se ao nosso Deus, †ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono *e se inclina para olhar o céu e a terra? R.

Levanta da poeira o indigente *e do lixo ele retira o pobrezinho, para fazê-lo assentar-se com os nobres, *assentar-se com os nobres do seu povo. R.

Evangelho: Lc 1,26-38

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi, e o nome da virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.


Santos em destaque

São Filipe Benizi, presbítero (†1285). Grande impulsionador da Ordem dos Servitas, considerava Cristo crucificado seu único livro.

São João Wall, presbítero e mártir (†1679). Religioso franciscano enforcado e esquartejado em Worchester, Inglaterra, no tempo do rei Carlos II.

Beato Tiago Bianconi, presbítero (†1301). Religioso dominicano de Bevagna, Itália. Levou vida de penitência e de apostolado, restaurou inúmeros edifícios sagrados e exerceu importantes cargos na Ordem.

Beato Tomás Percy, mártir (†1572). Conde de Northumberland, na Inglaterra, decapitado durante o reinado de Elizabeth I.

Beato Simeão Lukač, Bispo e mártir (†1964). Exerceu clandestinamente seu ministério na Ucrânia, então sob domínio soviético. Morreu vítima da tuberculose contraída na prisão.

Beato Bernardo Peroni, religioso (†1694). Capuchinho no mosteiro de Corinaldo, Itália, exemplar por sua humildade e desinteresse.

Beato Elias Leymarie de Laroche, presbítero e mártir (†1794). Encarcerado numa sórdida embarcação, em Rochefort, França, por não ter aceitado assinar a constituição civil do Clero, morreu consumido pelas enfermidades aí contraídas.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior21 de agosto de 2022
Próximo artigo23 de agosto de 2022

Próximas liturgias

4 de julho de 2022

Segunda-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

5 de julho de 2022

Terça-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

6 de julho de 2022

Quarta-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...
Artigo anterior21 de agosto de 2022
Próximo artigo23 de agosto de 2022

Redes sociais

1,600,460FãsCurtir
103,000SeguidoresSeguir
8,500SeguidoresSeguir
253,000InscritosInscrever