23 de agosto de 2022

Festa de Santa Rosa de Lima

Santa Rosa de Lima, virgem (†1617 Lima – Peru). Seu nome era Isabel, mas, por sua extraordinária beleza, chamavam-na Rosa. Entrou para a Ordem Terceira Dominicana e morreu aos trinta e um anos de idade, sendo a primeira santa canonizada do Novo Continente. É padroeira da América do Sul e das Filipinas.

Leituras da Missa

Primeira leitura: 2Cor 10,17-11,2

Irmãos, 17quem se gloria, glorie-se no Senhor. 18Pois é aprovado só aquele que o Senhor recomenda, e não aquele que se recomenda a si mesmo. 11,1Oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez da minha parte. Na verdade, vós me suportais. 2Sinto por vós um amor ciumento, semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura.

Salmo responsorial: Sl 148,1-2.11-13a.13c-14 (R. cf. 12a.13a)
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia. Ou R. Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!

Louvai o Senhor Deus nos altos céus, *louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, *louvai-o, legiões celestiais! R.

Reis da terra, povos todos, bendizei-o, *e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, †anciãos e criancinhas, bendizei-o! *Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos. R.

A majestade e esplendor de sua glória *ultrapassam em grandeza o céu e a terra. Ele exaltou seu povo eleito em poderio *ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, * este povo que ele ama e lhe pertence. R.

Evangelho: Mt 13,44-46

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.


Santos em destaque

São Zaqueu, Bispo (†séc. II). Segundo a tradição, foi o quarto Bispo a dirigir a Igreja de Jerusalém depois do apóstolo São Tiago.

Santos Cláudio, Astério e Neón, mártires (†303). Irmãos acusados pela madrasta de ser cristãos, foram, segundo consta, decapitados no tempo do imperador Diocleciano.

Santo Eugênio, Bispo (†séc. VI). Primeiro Bispo de Ardstraw, Irlanda.

Beato João Bourdon, presbítero e mártir (†1794). Sacerdote capuchinho encarcerado com muitos outros sacerdotes numa galera, durante a Revolução Francesa. Morreu esgotado pelas doenças, enquanto cuidava de seus companheiros de cárcere.

Beato João Maria da Cruz, presbítero e mártir (†1936). Foi preso durante a Guerra Civil Espanhola e morto após um mês de fecundo apostolado no cárcere.

Beatas Rosária Quintana Argos e Serafina Fernández Ibero, virgens e mártires (†1936). Mortas em Puzol, Valência, durante a Guerra Civil Espanhola, por serem religiosas.

Beato Francisco Dachtera, presbítero e mártir (†1944). Preso em sua paróquia de Inowroclaw, Polônia, foi enviado ao Campo de Dachau, onde foi usado como cobaia para experiências médicas.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior22 de agosto de 2022
Próximo artigo24 de agosto de 2022

Próximas liturgias

4 de julho de 2022

Segunda-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

5 de julho de 2022

Terça-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

6 de julho de 2022

Quarta-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...
Artigo anterior22 de agosto de 2022
Próximo artigo24 de agosto de 2022

Redes sociais

1,600,460FãsCurtir
103,000SeguidoresSeguir
8,500SeguidoresSeguir
253,000InscritosInscrever