30 de outubro de 2024

Quarta-feira da 30ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ef 6,1-9

1Filhos, obedecei aos vossos pais, no Senhor, pois isto é que é justo. 2“Honra teu pai e tua mãe” – é o primeiro mandamento – que vem acompanhado de uma promessa: 3“a fim de que tenhas felicidade e longa vida sobre a terra”. 4Vós, pais, não revolteis os vossos filhos contra vós, mas, para educá-los, recorrei à disciplina e aos conselhos que vêm do Senhor. 5Escravos, obedecei aos vossos senhores deste mundo com respeito e tremor, de coração sincero, como a Cristo, 6não para servir aos olhos, como quem busca agradar aos homens, mas como escravos de Cristo, que se apressam em fazer a vontade de Deus. 7Servi de boa vontade, como se estivésseis servindo ao Senhor, e não a homens. 8Vós o sabeis: o bem que cada um tiver feito, seja ele escravo ou livre, ele tornará a recebê-lo do Senhor. 9E vós, senhores, fazei o mesmo para com os escravos. Deixai de lado a ameaça; vós sabeis que o Senhor deles e vosso está nos céus e diante dele não há acepção de pessoas.

Salmo responsorial: Sl 144(145),10-11.12-13ab.13cd-14 (R. 13c)

R. O Senhor cumpre sempre suas promessas!

10Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, *e os vossos santos com louvores vos bendigam! 11Narrem a glória e o esplendor do vosso reino *e saibam proclamar vosso poder! R.

12Para espalhar vossos prodígios entre os homens *e o fulgor de vosso reino esplendoroso. 13aO vosso reino é um reino para sempre, *bvosso poder, de geração em geração R.

cO Senhor é amor fiel em sua palavra, *dé santidade em toda obra que ele faz. 14Ele sustenta todo aquele que vacila *e levanta todo aquele que tombou. R.

Evangelho: Lc 13,22-30

Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’. 26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.


Santos em destaque

Santa Eutrópia, mártir (†c. séc. III). Por recusar a negar a Cristo, foi cruelmente torturada até a morte, em Alexandria, Egito.

São Marcelo de León, mártir (†298). Centurião romano decapitado em Tanger, Marrocos, por se declarar cristão diante dos seus companheiros.

Santos Cláudio, Lupércio e Vitório, mártires da perseguição de Diocleciano, séc. IV.

Beata Benvinda Boiani, virgem (†1292). Filha do senhor de Cividale del Friuli, Itália, fez voto de virgindade aos onze anos. Ainda muito jovem, tornou-se terciária dominicana.

Beato Terencio Alberto O’Brien, Bispo e mártir (†1651). Sacerdote dominicano bispo de Limerick, Irlanda. Durante o regime de Oliver Cromwell foi capturado e conduzido ao patíbulo.

Beato Ângelo de Acri, presbítero (†1739). Franciscano capuchinho que percorreu durante quase 40 anos o Reino de Nápoles pregando em linguagem simples a Palavra de Deus.

Beato João Miguel Langevin, sacerdote e mártir (†1793). Morto por ódio à religião durante a Revolução Francesa.

Beato Aleixo Zaryckyj, presbítero e mártir (†1963). Sob um regime hostil a Deus, foi deportado para um campo de concentração em Dolinka, Cazaquistão, onde encontrou a vida eterna.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...

20 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever