4 de agosto de 2024

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ex 16,2-4.12-15

Naqueles dias, 2a comunidade dos filhos de Israel pôs-se a murmurar contra Moisés e Aarão, no deserto, dizendo: 3“Quem dera que tivéssemos morrido pela mão do Senhor no Egito, quando nos sentávamos junto às panelas de carne e comíamos pão com fartura! Por que nos trouxestes a este deserto para matar de fome a toda esta gente?” 4O Senhor disse a Moisés: “Eis que farei chover para vós o pão do céu. O povo sairá diariamente e só recolherá a porção de cada dia a fim de que eu o ponha à prova, para ver se anda ou não na minha lei. 12Eu ouvi as murmurações dos filhos de Israel. Dize-lhes, pois: ‘Ao anoitecer, comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão. Assim sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus'”. 13Com efeito, à tarde, veio um bando de codornizes e cobriu o acampamento; e, pela manhã, formou-se uma camada de orvalho ao redor do acampamento. 14Quando se evaporou o orvalho que caíra, apareceu na superfície do deserto uma coisa miúda, em forma de grãos, fina como a geada sobre a terra. 15Vendo aquilo, os filhos de Israel disseram entre si: “Que é isto?” Porque não sabiam o que era. Moisés respondeu-lhes: “Isto é o pão que o Senhor vos deu como alimento”.

Salmo responsorial: Sl 77(78),3.4bc.23-24.25.54 (R. 24b)

R. O Senhor deu a comer o pão do céu.

3Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos, *e transmitiram para nós os nossos pais, 4bnão haveremos de ocultar a nossos filhos, †mas à nova geração nós contaremos: * cAs grandezas do Senhor e seu poder. R.

23Ordenou, então, às nuvens lá dos céus,*e as comportas das alturas fez abrir; 24fez chover-lhes o maná e alimentou-os, *e lhes deu para comer o pão do céu. R.

25O homem se nutriu do pão dos anjos, *e mandou-lhes alimento em abundância; 54Conduziu-os para a Terra Prometida, *para o Monte que seu braço conquistou. R.

Segunda leitura: Ef 4,17.20-24

Irmãos: 17Eis pois o que eu digo e atesto no Senhor: não continueis a viver como vivem os pagãos, cuja inteligência os leva para o nada. 20Quanto a vós, não é assim que aprendestes de Cristo, 21se ao menos foi bem ele que ouvistes falar, e se é ele que vos foi ensinado, em conformidade com a verdade que está em Jesus. 22Renunciando à vossa existência passada, despojai-vos do homem velho, que se corrompe sob o efeito das paixões enganadoras, 23e renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. 24Revesti o homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade.

Evangelho: Jo 6,24-35

Naquele tempo, 24quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. 25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?’ 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. 28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”. 30Eles perguntaram: “Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer'”. 32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. 34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.


Santos em destaque

Santo Eufrônio, Bispo (†573). Participou de vários concílios, restaurou e construiu santuários em Tours, cidade da qual foi Bispo, e promoveu a veneração da Santa Cruz.

São Rainério, Bispo e mártir (†1180). Eleito Bispo de Cagli, Itália, sofreu muito por defender os direitos da Igreja. Morreu apedrejado em Split, Croácia.

São João Maria Vianney, presbítero (†1859 Ars-sur-Formans – França). Conhecido popularmente como o Santo Cura d´Ars. Embora pouco brilhante de inteligência, revelou-se um extraordinário pároco e confessor. Passou anos à frente de sua paróquia em Ars. Permaneceu nessa cidade durante 42 anos, porque a população se opôs tenazmente à sua transferência. Grande apóstolo do Sacramento da Reconciliação, atraía verdadeiras multidões ao confessionário. É padroeiro dos sacerdotes diocesanos.

Beata Cecília Cesarini, virgem (†1290). Recebeu o hábito monacal das mãos do próprio São Domingos, em Bolonha, Itália.

Beato Frederico Janssoone, presbítero (†1916). Pregador franciscano francês que promoveu peregrinações à Terra Santa, publicou livros e dirigiu jornais religiosos, para divulgação da Fé.

Beato Henrique José Krzysztofik, presbítero e mártir (†1942). Capuchinho do convento de Lublin, Polônia, deportado ao campo de concentração de Dachau, Alemanha, onde morreu.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...

20 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...

19 de janeiro de 2025

Domingo da 2ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever