Festa da Transfiguração do Senhor
No Monte Tabor, Jesus manifestou sua glória aos Apóstolos Pedro, Tiago e João.
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: Dn 7,9-10,13-14
9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve, e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal, e os livros foram abertos. 13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.
Segunda leitura: 2Pd 1,16-19
Caríssimos: Não foi seguindo fábulas habilmente inventadas que vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, mas sim, por termos sido testemunhas oculares da sua majestade.
Efetivamente, ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando do seio da esplêndida glória se fez ouvir aquela voz que dizia: “Este é o meu Filho bem-amado, no qual ponho o meu bem-querer”. Esta voz, nós a ouvimos, vinda do céu, quando estávamos com ele no monte santo. E assim se nos tornou ainda mais firme a palavra da profecia, que fazeis bem em ter diante dos olhos, como lâmpada que brilha em lugar escuro, até clarear o dia e levantar-se a estrela da manhã em vossos corações.
Salmo responsorial: Sl 96(97),1-2.5-6.9 (R. 1a.9a)
Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, *e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, *que se apóia na justiça e no direito. R.
As montanhas se derretem como cera *ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o céu sua justiça, *todos os povos podem ver a sua glória. R.
Porque vós sois o Altíssimo, Senhor, †muito acima do universo que criastes, *e de muito superais todos os deuses. R.
Evangelho: Mt 17,1-9
Naquele tempo, 1Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. 2E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 3Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. 4Então Pedro tomou a palavra e disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias”. 5Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!” 6Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. 7Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos, e não tenhais medo”. 8Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. 9Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”.
Santos em destaque
São Justo e São Pastor, mártires (†304). Irmãos martirizados na Espanha; quando ainda meninos, apresentaram-se voluntariamente aos tribunais para professar a fé em Cristo.
Santo Hormisdas, Papa (†523). Amante da paz, resolveu o cisma provocado por Acácio no Oriente e combateu a simonia.
Beato Gecelino, eremita (†c. 1138). Nasceu em Luxemburgo e viveu como anacoreta num bosque, confiando somente em Deus.
Beato Otaviano, Bispo (†1132). Monge beneditino, irmão do Papa Calisto II, eleito Bispo de Savona.
Beata Maria Francisca de Jesus Rubatto, virgem (†1904). Fundou em Loano, Itália, o Instituto das Irmãs Terciárias Capuchinhas. Partiu para a América Latina e faleceu em Montevidéu, Uruguai.
Beato Tadeu Dulny, mártir (†1942). Seminarista polonês preso no campo de concentração de Dachau, Alemanha.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online