Quinta-feira da 2ª Semana da Páscoa
Memória facultativa de São José Operário. Pio XII instituiu esta comemoração em 1955 para dar um modelo e um protetor aos operários, e um sentido cristão ao dia do trabalho.
Leituras da Missa
Primeira leitura: At 5,27-33
Naqueles dias, os guardas 27levaram os apóstolos e os apresentaram ao Sinédrio. O sumo sacerdote começou a interrogá-los, 28dizendo: “Nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém com a vossa doutrina. E ainda nos quereis tornar responsáveis pela morte desse homem!” 29Então Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. 31Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. 32E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que lhe obedecem”. 33Quando ouviram isto, ficaram furiosos e queriam matá-los.
Salmo responsorial: Sl 33(34),2 e 9.17-18.19-20 (R. 7a)
R. Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido. Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.
2Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, *seu louvor estará sempre em minha boca. 9Provai e vede quão suave é o Senhor! *Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! R.
17mas ele volta a sua face contra os maus, *para da terra apagar sua lembrança.18Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta *e de todas as angústias os liberta. R.
19Do coração atribulado ele está perto *e conforta os de espírito abatido. 20Muitos males se abatem sobre os justos, *mas o Senhor de todos eles os liberta. R.
Evangelho: Jo 3,31-36
31“Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. 34De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida. 35O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”.
Santos em destaque
São Jeremias, profeta. Prenunciou a destruição da Cidade Santa e a deportação do povo israelita, e sofreu por isso muitas perseguições.
Santo Amador, Bispo (†418). Aclamado Bispo de Auxerre, França, empenhou-se em extirpar as superstições pagãs e incentivou o culto aos santos mártires.
São Segismundo de Borgonha, rei (†524). Rei da Borgonha que, convertido da heresia ariana, erigiu a abadia territorial de Saint-Maurice d’Agaune, na Suíça, e expiou com penitências, lágrimas e jejuns um grave delito cometido.
São Peregrino Laziosi, presbítero (†1345). Após uma juventude rebelde, ingressou nos servitas, em Siena. Fundou em Forli, sua cidade natal, um mosteiro da ordem.
Santo Agostinho Schoeffler, presbítero e mártir (†1851). Sacerdote da Sociedade das Missões Estrangeiras, decapitado no Vietnã.
São Ricardo Pampúri, religioso (†1930). Após ter exercido generosamente a Medicina na vida secular, ingressou na Ordem Hospitalar de São João de Deus. Dois anos depois adormeceu piedosamente no Senhor em Milão, Itália.
Beata Mafalda, virgem (†1257). Filha do rei Sancho I de Portugal, tomou o hábito no mosteiro de Arouca, onde introduziu a reforma cisterciense.
Beato Clemente Šeptyckyj, presbítero e mártir (†1951). Arquimandrita do Mosteiro de Univ, dos Monges Ucranianos, foi deportado pelo regime soviético e morreu na prisão em Vladimir, Rússia.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online
Galerias de imagens