15 de fevereiro de 2026

Domingo da 6ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Eclo 15,16-21

16Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus, tu também viverás. 17Diante de ti, ele colocou o fogo e a água; para o que quiseres, tu podes estender a mão. 18Diante do homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir. 19A sabedoria do Senhor é imensa, ele é forte e poderoso e tudo vê continuamente. 20Os olhos do Senhor estão voltados para os que o temem. Ele conhece todas as obras do homem. 21Não mandou a ninguém agir como ímpio e a ninguém deu licença de pecar.

Salmo responsorial: Sl 18(119),1-2.4-5.17-18.33-34 (R. 1)

R. Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo!

1Feliz o homem sem pecado em seu caminho, *que na lei do Senhor Deus vai progredindo! 2Feliz o homem que observa seus preceitos, *e de todo o coração procura a Deus! R.

4Os vossos mandamentos vós nos destes, *para serem fielmente observados. 5Oxalá seja bem firme a minha vida *em cumprir vossa vontade e vossa lei! R.

17Sede bom com vosso servo, e viverei, *e guardarei vossa palavra, ó Senhor. 18Abri meus olhos, e então contemplarei *as maravilhas que encerra a vossa lei! R.

33Ensinai-me a viver vossos preceitos; *quero guardá-los fielmente até o fim! 34Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, *e de todo o coração a guardarei. R.

Segunda leitura: 1Cor 2,6-10

Irmãos, 6entre os perfeitos nós falamos de sabedoria, não da sabedoria deste mundo nem da sabedoria dos poderosos deste mundo, que, afinal, estão votados à destruição. 7Falamos, sim, da misteriosa sabedoria de Deus, sabedoria escondida que, desde a eternidade, Deus destinou para nossa glória. 8Nenhum dos poderosos deste mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória. 9Mas, como está escrito, “o que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram, nem os ouvidos ouviram, nem coração algum jamais pressentiu”. 10A nós Deus revelou esse mistério através do Espírito. Pois o Espírito esquadrinha tudo, mesmo as profundezas de Deus.

Evangelho: Mt 5,17-37 ou mais breve 5,20-22a.27-28.33-34a.37

[Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:] 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade eu vos digo, antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus. 20Porque [eu vos digo, se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo, todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo;] quem disser ao seu irmão ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de tolo será condenado ao fogo do inferno. 23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar e aí te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta aí diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo, daí não sairás, enquanto não pagares o último centavo.[27Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 28Eu, porém, vos digo, todo aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la já cometeu adultério com ela no seu coração.] 29Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. 30Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros do que todo o teu corpo ir para o inferno. 31Foi dito também: ‘Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio’. 32Eu, porém, vos digo, todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério.[33Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’, mas ‘cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. 34Eu, porém, vos digo, não jureis de modo algum:] nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande rei. 36Não jures tampouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. [37Seja o vosso ‘sim’: ‘Sim’, e o vosso ‘não’: ‘Não’. Tudo o que for além disso vem do maligno.]


Santos em destaque

Santo Onésimo. São Paulo o acolheu como escravo fugitivo e na prisão o gerou como filho na Fé em Cristo, como ele mesmo escreveu a seu amo Filêmon.

São Faustino e Santa Jovita. Mártires. Eram irmãos, nascidos em nobre família de Bréscia, Itália. Receberam a palma do martírio no tempo do imperador Adriano.

São Valfredo, abade (†765). Descendente de importante família de Pisa, contraiu matrimônio com uma jovem igualmente de boa família. Tendo educado os filhos e desejando maior perfeição, cada qual fundou um mosteiro. Destacou-se na prática das virtudes e sabedoria no governo.

São Sigfredo de Växjö, Bispo (†c. 1045). Nascido na Inglaterra, partiu em missão para evangelizar o norte da Europa. Converteu muitos pagãos e batizou o rei Olavo da Suécia.

São Cláudio de la Colombiére, presbítero (†1682). Sacerdote da Companhia de Jesus, superior do Colégio jesuíta em Paray-le-Monial, França. A todos recomendava insistentemente a prática da oração. Por seus conselhos retos e seguros, trouxe de volta muitas almas ao amor de Deus. Destacou-se como apóstolo da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Beato Ângelo Scarpetti, presbítero (†c. 1306). Sacerdote dos Eremitas de Santo Agostinho, passou parte de sua vida religiosa na Inglaterra, onde fundou vários conventos.

Beato Miguel Sopocko, presbítero (†1975). Confessor de Santa Faustina Kowalska, fundador das Irmãs de Jesus Misericordioso e grande propagador da devoção à Divina Misericórdia. Morreu em Bialystok, Polônia.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Próximas liturgias

13 de fevereiro de 2026

Sexta-feira da 5ª semana do Tempo Comum Leituras da...

12 de fevereiro de 2026

Quinta-feira da 5ª semana do Tempo Comum Leituras da...

11 de fevereiro de 2026

Quarta-feira da 5ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever