16 de dezembro de 2023

Leituras da Missa

Primeira leitura: Eclo 48,1-4.9-11

Naqueles dias, 1o profeta Elias surgiu como um fogo, e sua palavra queimava como uma tocha. 2Fez vir a fome sobre eles e, no seu zelo, reduziu-os a pouca gente. 3Pela palavra do Senhor fechou o céu e de lá fez cair fogo por três vezes. 4Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios! Quem poderia gloriar-se de ser semelhante a ti? 9Tu foste arrebatado num turbilhão de fogo, num carro de cavalos também de fogo; 10tu, nas ameaças para os tempos futuros, foste designado para acalmar a ira do Senhor antes do furor, para reconduzir o coração do pai ao filho e restabelecer as tribos de Jacó. 11Felizes os que te viram e os que adormeceram na tua amizade!

Salmo responsorial: Sl 79(80),2ac e 3b.15-16.18-19 (R. 4)

R. Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!

2aÓ Pastor de Israel, prestai ouvidos. *cVós que sobre os querubins vos assentais. 3bDespertai vosso poder, ó nosso Deus *e vinde logo nos trazer a salvação! R.

15Voltai-vos para nós, Deus do universo! †Olhai dos altos céus e observai. *Visitai a vossa vinha e protegei-a! 16Foi a vossa mão direita que a plantou; *protegei-a, e ao rebento que firmastes! R.

18Pousai a mão por sobre o vosso Protegido,*o filho do homem que escolhestes para vós! 19E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! *Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! R.

Evangelho: Mt 17,10-13

Ao descerem do monte, 10os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?” 11Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. 12Ora, eu vos digo, Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles”. 13Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.


Santos em destaque

Profeta Ageu. No tempo de Zorobabel, rei de Judá, exortou o povo à reconstrução do Templo.

Santo Adão de Vienne, um dos mais destacados bispos da França medieval; séc. IX.

Santo Everardo, confessor (†867). Marquês do Friuli, Itália, casou-se com uma neta do Imperador Carlos Magno, da qual teve oito filhos. Ocupou altos cargos no Império e destacou-se, sobretudo, por sua santa vida.

Santa Adelaide, imperatriz (†999). Esposa do imperador do Sacro Império, Oto I. Mostrou-se cheia de caridade para com os indigentes e construiu várias igrejas e mosteiros.

Beato Sebastião de Mági, sacerdote (†1496). Mestre em Teologia, prior de vários conventos da Ordem Dominicana, nos quais se empenhou em restabelecer a observância promovida por Santa Catarina de Sena e pelo Beato Roberto de Cápua.

Beata Maria dos Anjos Fontanella, virgem (†1717). Aos 15 anos ingressou no Carmelo de Turim, Itália, do qual foi priora. Deixou muitos escritos de vida espiritual.

Beato Clemente Marchisio, presbítero (†1903). Pároco de Rivalba, Itália, fundou o Instituto das Filhas de São José.

Beato Honorato de Biala Podlaska, presbítero (†1916). Sacerdote Capuchinho, dedicou-se à administração do Sacramento da Penitência, à pregação do Evangelho e ao consolo dos presos. Faleceu em Nowe Miasto, Polônia.

Beato Felipe Siphong Onphitak, mártir (†1940). Pai de família e catequista, fuzilado durante a perseguição na Tailândia, por animar os católicos a perseverarem na Fé.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

3 de março de 2024

3º Domingo da Quaresma Leituras da Missa Santos em...

2 de março de 2024

Sábado da 2ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...

1 de março de 2024

Sexta-feira da 2ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever