Quarta-feira de Cinzas
O início da Quaresma é marcado por um ritual singelo, mas de grande profundidade: a imposição das cinzas como sinal da verdadeira penitência do coração.
Leituras da Missa
Primeira leitura: Jl 2,12-18
12“Agora”, diz o Senhor, “voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; 13rasgai o coração, e não as vestes, e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo.” 14Quem sabe se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus? 15Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia; 16congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu aposento, e a esposa seu leito. 17Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor e digam: “Perdoa, Senhor, a teu povo e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem”. Por que se haveria de dizer entre os povos: “Onde está o Deus deles?” 18Então, o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo.
Salmo responsorial: Sl 50(51),3-4.5-6a.12-13.14 e 17 (R. cf. 3a)
R. Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.
3Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! *Na imensidão de vosso amor, purificai-me! 4Lavai-me todo inteiro do pecado, *e apagai completamente a minha culpa! R.
5Eu reconheço toda a minha iniquidade, *o meu pecado está sempre à minha frente. 6aFoi contra vós, só contra vós, que eu pequei, *pratiquei o que é mau aos vossos olhos! R.
12Criai em mim um coração que seja puro, *dai-me de novo um espírito decidido. 13Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, *nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! R.
14Dai-me de novo a alegria de ser salvo *e confirmai-me com espírito generoso! 17Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, *e minha boca anunciará vosso louvor! R.
Segunda leitura: 2Cor 5,20-6,2
Irmãos, 20somos embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus. 21Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus. 6,1Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, 2pois ele diz: “No momento favorável eu te ouvi, e no dia da salvação eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.
Evangelho: Mt 6,1-6.16-18
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. 5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.
Santos em destaque
São Sadot, Bispo, e companheiros, mártires (†342). Era Bispo de Seleucia quando, negando-se a adorar o sol, foi executado por ordem de Sapor II, rei da Pérsia.
Em Portugal Memória de São Teotônio, presbítero (†c. 1162). Após duas peregrinações à Terra Santa, fundou em Coimbra, Portugal, a Congregação dos Cônegos Regrantes da Santa Cruz.
Beato João de Fiésole, presbítero (†1455). Pintor e religioso dominicano, mais conhecido por Fra Angélico. Alma profundamente contemplativa, nunca tomava o pincel sem antes fazer uma oração.
Beato Guilherme Harrington, presbítero e mártir (†1594). Após se converter ao Catolicismo e ser ordenado em Reims, França, voltou para seu país, Inglaterra, onde foi condenado por exercer sua missão sacerdotal.
São Francisco Régis Clet, presbítero e mártir (†1820). Sacerdote da Congregação da Missão nascido em Grenoble, França, anunciou o Evangelho no meio de extremas dificuldades na província de Hubei, na China. Após ter sido denunciado por um apóstata, sofreu longo e cruel cativeiro e morreu estrangulado.
Santa Gertrudes Comensoli, virgem (†1903). Fundou em Bérgamo, Itália, a Congregação das Irmãs Sacramentinas de Bérgamo, adoradoras do Santíssimo Sacramento e educadoras de meninas.
Beato Jorge Kaszyra, presbítero e mártir (†1943). Religioso da Congregação dos Clérigos Marianos da Imaculada Conceição, foi lançado às chamas em Rosica, Polônia, pelos perseguidores da Fé.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online











