18 de maio de 2024

Sábado da 7ª semana da Páscoa

Memória facultativa de São João I, papa e mártir (†526). Sofreu a perseguição do rei ariano Teodorico. Morreu na cadeia de Ravena.

Leituras da Missa

Primeira leitura: At 28,16-20.30-31

16Quando entramos em Roma, Paulo recebeu permissão para morar em casa particular, com um soldado que o vigiava. 17Três dias depois, Paulo convocou os líderes dos judeus. Quando estavam reunidos, falou-lhes: “Irmãos, eu não fiz nada contra o nosso povo nem contra as tradições de nossos antepassados. No entanto, vim de Jerusalém como prisioneiro e, assim, fui entregue às mãos dos romanos. 18Interrogado por eles no tribunal e não havendo nada em mim que merecesse a morte, eles queriam me soltar. 19Mas os judeus se opuseram, e eu fui obrigado a apelar para César, sem nenhuma intenção de acusar minha nação. 20É por isso que eu pedi para ver-vos e falar-vos, pois estou carregando estas algemas exatamente por causa da esperança de Israel”. 30Paulo morou dois anos numa casa alugada. Ele recebia todos os que o procuravam, 31pregando o Reino de Deus. Com toda a coragem e sem obstáculos, ele ensinava as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo.

Salmo responsorial: Sl 10, 4. 5.7 (R. Cf. 7b)
R. Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

4Deus está no templo santo, *e no céu tem o seu trono; volta os olhos para o mundo, *seu olhar penetra os homens. R.

5Examina o justo e o ímpio, *e detesta o que ama o mal. 7Porque justo é nosso Deus, o Senhor ama a justiça. *Quem tem reto coração há de ver a sua face. R.

Evangelho: Jo 21,20-25

Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar?” 21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?” 22Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, o que te importa isso? Tu, segue-me!” 23Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?” 24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.

Leituras da Missa – Vigília de Pentecostes

Primeira leitura: Gn 11,1-9

1Toda a terra tinha uma só linguagem e servia-se das mesmas palavras. 2E aconteceu que, partindo do oriente, os homens acharam uma planície na terra de Senaar e aí se estabeleceram. 3E disseram uns aos outros: “Vamos, façamos tijolos e cozamo-los ao fogo”. Usaram tijolos em vez de pedra, e betume em lugar de argamassa. 4E disseram: “Vamos, façamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo atinja o céu. Assim, ficaremos famosos e não seremos dispersos por toda a face da terra”. 5Então o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo. 6E o Senhor disse: “Eis que eles são um só povo e falam uma só língua. E isso é apenas o começo de seus empreendimentos. Agora, nada os impedirá de fazer o que se propuseram. 7Desçamos e confundamos a sua língua, de modo que não se entendam uns aos outros”. 8E o Senhor os dispersou daquele lugar por toda a superfície da terra, e eles cessaram de construir a cidade. 9Por isso, foi chamada Babel, porque foi aí que o Senhor confundiu a linguagem de todo o mundo e daí dispersou os homens por toda a terra.

Leituras opcionais: Ex 19, 3-8a.16-20b; Ez 37, 1-14; Jl 3, 1-5

Salmo responsorial: Sl 103, 1ab.24ac.29bc-30 31.34 (R.30)
R. Enviai o vosso Espírito Senhor *e da terra toda a face renovai. Ou R. Aleluia, Aleluia, Aleluia

1aBendize, ó minha alma, ao Senhor! *Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! 24aQuão numerosas, ó Senhor, são vossas obras *24cEncheu-se a terra com as vossas criaturas! R.

29bSe tirais o seu respiro, elas perecem *29ce voltam para o pó de onde vieram. 30Enviais o vosso espírito e renascem *e da terra toda a face renovais. R.

31Que a glória do Senhor perdure sempre, *e alegre-se o Senhor em suas obras! 34Hoje seja-lhe agradável o meu canto, *pois o Senhor é a minha grande alegria! R.

Segunda leitura: Rm 8,22-27

Irmãos, 22sabemos que toda a criação, até o tempo presente, está gemendo como que em dores de parto. 23E não somente ela, mas nós também, que temos os primeiros frutos do Espírito, estamos interiormente gemendo, aguardando a adoção filial e a libertação para o nosso corpo. 24Pois já fomos salvos, mas na esperança. Ora, o objeto da esperança não é aquilo que a gente está vendo; como pode alguém esperar o que já vê? 25Mas, se esperamos o que não vemos, é porque o estamos aguardando mediante a perseverança. 26Também o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor com gemidos inefáveis. 27E aquele que penetra o íntimo dos corações sabe qual é a intenção do Espírito. Pois é sempre segundo Deus que o Espírito intercede em favor dos santos.

Evangelho: Jo  7,37-39

37No último dia da festa, o dia mais solene, Jesus, em pé, proclamou em voz alta: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38Aquele que crê em mim, conforme diz a Escritura, rios de água viva jorrarão do seu interior”. 39Jesus falava do Espírito, que deviam receber os que tivessem fé nele; pois ainda não tinha sido dado o Espírito, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado.


Santos em destaque

Santo Erico IX (†1161). Rei da Suécia que enviou o Bispo Santo Henrique à Finlândia, para propagar o Evangelho. Foi apunhalado por seus inimigos, enquanto participava da Santa Missa.

São Félix de Cantalice, religioso (†1587). Frade capuchinho, passava a maior parte da noite em oração. De dia, percorria as ruas de Roma, pedindo esmolas e socorrendo os pobres e os doentes.

Beato Burcardo, presbítero (†séc. XII). Zeloso sacerdote suíço de Beinwill, destacou-se pela digna e piedosa administração dos sacramentos.

Beata Blandina Merten, virgem (†1918). Religiosa da Ordem de Santa Úrsula, falecida em Mergentheim, Alemanha.

Beato Martinho Oprzadek, presbítero e mártir (†1942). Religioso da Ordem dos Frades Menores morto na câmara de gás em Hartheim, Áustria, por sua fé em Cristo.

Beato Estanislau Kubista, presbítero e mártir (†1942). Morreu nas câmaras de gás do campo de concentração de Dachau, Alemanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

24 de janeiro de 2025

Memória de São Francisco de Sales Bispo e doutor da...

23 de janeiro de 2025

Quinta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Leituras da...

22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever