19 de maio de 2024

Domingo de Pentecostes

No Cenáculo, Apóstolos e discípulos se encontram reunidos em torno de Maria Santíssima. De súbito, ouve-se um grande estalo, harmonioso e angélico. O Espírito Santo desce e ilumina a todos, por meio da Virgem, sua Esposa.


Ver também:

 

Leituras da Missa

Primeira leitura: At 2,1-11

1Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. 3Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava. 5Moravam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações do mundo. 6Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua. 7Cheios de espanto e admiração, diziam: “Esses homens que estão falando não são todos galileus? 8Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? 9Nós que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; 11judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus na nossa própria língua!”

Salmo responsorial: Sl 103, 1ab.24ac.29bc-30 31.34 (R.30)
R. Enviai o vosso Espírito Senhor *e da terra toda a face renovai. Ou R. Aleluia, Aleluia, Aleluia

1aBendize, ó minha alma, ao Senhor! *Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! 24aQuão numerosas, ó Senhor, são vossas obras *24cEncheu-se a terra com as vossas criaturas! R.

29bSe tirais o seu respiro, elas perecem *29ce voltam para o pó de onde vieram. 30Enviais o vosso espírito e renascem *e da terra toda a face renovais. R.

31Que a glória do Senhor perdure sempre, *e alegre-se o Senhor em suas obras! 34Hoje seja-lhe agradável o meu canto, *pois o Senhor é a minha grande alegria! R.

Segunda leitura: 1Cor 12,3-7.12-13

Irmãos, 3ninguém pode dizer: “Jesus é o Senhor”, a não ser no Espírito Santo. 4Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. 5Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. 6Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. 7A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. 12Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. 13De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito.

Evangelho: Jo 20,19-23

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.


Santos em destaque

Santo Urbano I, Papa (†230). Governou fielmente durante oito anos a Igreja, após o martírio de São Calisto.

São Dunstano da Cantuária, Bispo (†988). Abade beneditino eleito Bispo de Worcester e mais tarde Arcebispo da Cantuária. Reavivou a chama da vida monástica na Grã-Bretanha.

Santo Ivo, presbítero (†1303). Dedicou toda a sua vida à prática da virtude da justiça, como advogado e depois como sacerdote e juiz eclesiástico. Faleceu aos cinquenta anos num castelo próximo a Tréguier, na Bretanha francesa.

São Teófilo de Corte, sacerdote (†1740). Grande propagador dos “Sagrados Retiros” na Ordem Franciscana. Muito devoto da Paixão do Senhor e da Virgem Maria.

São Crispim de Viterbo, religioso (†1750). Irmão leigo capuchinho, que enquanto percorria as aldeias pedindo esmolas, ensinava aos camponeses a Fé Católica.

Santa Maria Bernarda Bütler, virgem (†1924). Religiosa do Mosteiro de Maria Auxiliadora, de Altstätten, Suíça, partiu com seis companheiras para o Equador, onde fundou a Congregação das Irmãs Missionárias Franciscanas de Maria Auxiliadora.

Beata Humiliana de Cerchi, viúva (†1246). Após a morte do marido, tornou-se terciária franciscana, dedicando-se exemplarmente à vida de oração, penitência e caridade.

Beato Agostinho Novelli, presbítero (†1310). Religioso da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, nomeado confessor papal e penitenciário apostólico. Tendo sido eleito Superior Geral, organizou as
províncias agostinianas e procurou estabelecer maior observância.

Beatos João de Cetina, sacerdote e Pedro de Dueñas, religioso, mártires (†1397). Ambos da Ordem Franciscana, partiram em missão para evangelizar os muçulmanos de Granada (Espanha), onde foram mortos pelo próprio sultão.

Beato João Batista Loir, presbítero e mártir (†1794). Sacerdote capuchinho que morreu encarcerado durante a Revolução Francesa, por negar-se a jurar a Constituição Civil do Clero.

Beato Rafael Luís Rafiringa, religioso (†1919). Religioso lassalista que, convertido do paganismo, manteve a presença e a vitalidade da Igreja em Madagascar quando todos os sacerdotes tinham sido expulsos.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

24 de janeiro de 2025

Memória de São Francisco de Sales Bispo e doutor da...

23 de janeiro de 2025

Quinta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Leituras da...

22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever