2 de maio de 2024

Memória de Santo Atanásio

Bispo de Alexandria, doutor da Igreja (†373). Lutou durante quarenta anos pela ortodoxia, contra a heresia ariana que negava a divindade de Jesus Cristo. Foi exilado cinco vezes, suportando toda sorte de injúrias e acusações. Além da Vida de Santo Antão, escreveu muitas obras doutrinárias.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: At 15,7-21

Naqueles dias, 7depois de longa discussão, Pedro levantou-se e falou aos apóstolos e anciãos: “Irmãos, vós sabeis que, desde os primeiros dias, Deus me escolheu do vosso meio para que os pagãos ouvissem de minha boca a palavra do Evangelho e acreditassem. 8Ora, Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo como o deu a nós. 9E não fez nenhuma distinção entre nós e eles, purificando o coração deles mediante a fé. 10Então, por que vós agora colocais Deus à prova, querendo impor aos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós mesmos tivemos força para suportar? 11Ao contrário, é pela graça do Senhor Jesus que acreditamos ser salvos, exatamente como eles”. 12Houve então um grande silêncio em toda a assembleia. Depois disso, ouviram Barnabé e Paulo contar todos os sinais e prodígios que Deus havia realizado, por meio deles, entre os pagãos. 13Quando Barnabé e Paulo terminaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: “Irmãos, ouvi-me: 14Simão acaba de nos lembrar como, desde o começo, Deus se dignou tomar homens das nações pagãs para formar um povo dedicado ao seu nome. 15Isso concorda com as palavras dos profetas, pois está escrito: 16‘Depois disso, eu voltarei e reconstruirei a tenda de Davi que havia caído; reconstruirei as ruínas que ficaram e a reerguerei, 17a fim de que o resto dos homens procure o Senhor com todas as nações que foram consagradas ao meu nome. É o que diz o Senhor, que fez essas coisas, 18conhecidas há muito tempo’. 19Por isso, sou do parecer que devemos parar de importunar os pagãos que se convertem a Deus. 20Vamos somente prescrever que eles evitem o que está contaminado pelos ídolos, as uniões ilegítimas, comer carne de animal sufocado e o uso do sangue. 21Com efeito, desde os tempos antigos, em cada cidade Moisés tem os seus pregadores, que o leem todos os sábados nas sinagogas”.

Salmo responsorial: Sl 95, 1-2a. 2b-3. 10 (R. Cf. 3)
R. Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! *2aCantai e bendizei seu santo nome! R.

2bDia após dia anunciai sua salvação, 3manifestai a sua glória entre as nações, *e entre os povos do universo seus prodígios! R.

10Publicai entre as nações: ‘Reina o Senhor!’+Ele firmou o universo inabalável *pois os povos ele julga com justiça. R.

Evangelho: Jo 15,9-11

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isso para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.


Santos em destaque

Santa Vilborada, virgem e mártir (†926). Encerrou-se numa cela junto à Igreja de São Magno, em Saint Gall, Suíça, para levar ali uma vida de oração e sacrifícios. Foi martirizada pelos invasores húngaros.

Santo Antonino de Florença, Bispo (†1459). Fundou o Convento dominicano de São Marcos onde, durante seu priorato, o Beato Angélico pintou grande parte das suas famosas obras. Foi mais tarde nomeado Arcebispo de Florença.

São José Nguyen Van Luu, mártir (†1854). Catequista na cidade de Vinh Long, Cochinchina, ofereceu-se espontaneamente para ser preso em lugar de um sacerdote que estava sendo procurado pelos soldados, e morreu no cárcere.

São José María Rúbio Peralta, presbítero (†1929). Jesuíta espanhol, apóstolo do confessionário e pregador de exercícios espirituais em Madri. Seu lema era Fazer o que Deus quer, querer o que Deus faz.

Beato Nicolau Hermansson, Bispo (†1391). Severo consigo mesmo e compassivo com os pobres, dedicou-se inteiramente à sua diocese de Linköping, Suécia, onde acolheu com honras as relíquias de Santa Brígida.

Beato Guilherme Tirry, presbítero e mártir (†1654). Sacerdote agostiniano executado durante o regime de Oliver Cromwell, na Inglaterra, por sua fidelidade ao Papa.

Beato Boleslau Strzelecki, presbítero e mártir (†1941). Sacerdote preso no campo de concentração de Auschwitz, Polônia, onde morreu por causa das torturas sofridas.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...

20 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever