22 de fevereiro de 2024

Festa da Cátedra de São Pedro, Apóstolo

A Cátedra é símbolo do Papado, da pessoa do Papa e da própria Santa Igreja de Cristo.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Pd 5,1-4

Caríssimos, 1exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que será revelada: 2sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; 3não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas, antes, como modelos do rebanho. 4Assim, quando aparecer o pastor supremo, recebereis a coroa permanente da glória.

Salmo responsorial: Sl 22(23),1-3a.3b-4.5.6 (R. 1)

R. O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

1O Senhor é o pastor que me conduz; *não me falta coisa alguma. 2Pelos prados e campinas verdejantes *ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, *3ae restaura as minhas forças. R.

3bEle me guia no caminho mais seguro, *pela honra do seu nome. 4Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, *nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, *eles me dão a segurança! R.

5Preparais à minha frente uma mesa, *bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, *e o meu cálice transborda. R.

6Felicidade e todo bem hão de seguir-me, *por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei *pelos tempos infinitos. R.

Evangelho: Mt 16,13-19

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.


Santos em destaque

São Papias, Bispo (†séc. II). Bispo de Hierápolis, Frígia (atual Turquia). Foi companheiro de São Policarpo, recolheu fatos narrados por testemunhas dos Apóstolos e escreveu vários comentários
sobre os Evangelhos.

São Maximiano de Ravena, Bispo (†556). Deu grande desenvolvimento à Diocese de Ravena, Itália, e defendeu com denodo a unidade da Igreja contra os hereges da época.

Santa Margarida de Cortona, penitente (†1297). Consternada pela trágica morte do nobre com o qual mantinha um relacionamento pecaminoso, arrependeu-se da vida que levara e, depois de muitas provas, foi admitida na Ordem Terceira Franciscana, onde dedicou-se à penitência.

Beata Isabel de França, virgem (†1270). Irmã do Rei São Luís IX da França, renunciou ao casamento e fundou em Paris o mosteiro das Irmãs Menores, onde serviu a Deus na pobreza e humildade.

Beato Diogo Carvalho, presbítero e mártir (†1624). Missionário jesuíta português torturado junto com vários fiéis em Sendai, Japão.

Beata Maria de Jesus d’Oultremont, viúva (†1879). Dama da sociedade belga que, após o falecimento do seu esposo e sem descurar a educação dos seus quatro filhos, fundou em Paris a Congregação das Irmãs de Maria Reparadora.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Próximas liturgias

3 de março de 2024

3º Domingo da Quaresma Leituras da Missa Santos em...

2 de março de 2024

Sábado da 2ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...

1 de março de 2024

Sexta-feira da 2ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever