23 de março de 2024

Sábado da 5ª semana da Quaresma

Memória facultativa de São Turíbio de Mogrovejo, Bispo de Lima, Peru (†1606). Durante vinte e cinco anos, trabalhou sem trégua para fazer resplandecer o nome de Cristo na sua imensa diocese, que abrangia grande parte da América do Sul. Protegeu os índios e reformou o clero.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ez 37,21-28

21Assim diz o Senhor Deus: “Eu mesmo vou tomar os israelitas do meio das nações para onde foram, vou recolhê-los de toda parte e reconduzi-los para a sua terra. 22Farei deles uma nação única no país, nos montes de Israel, e apenas um rei reinará sobre todos eles. Nunca mais formarão duas nações nem tornarão a dividir-se em dois reinos. 23Não se mancharão mais com os seus ídolos e nunca mais cometerão infames abominações. Eu os libertarei de todo pecado que cometeram em sua infidelidade e os purificarei. Eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus. 24Meu servo Davi reinará sobre eles, e haverá para todos eles um único pastor. Viverão segundo meus preceitos e guardarão minhas leis, pondo-as em prática. 25Habitarão no país que dei ao meu servo Jacó, onde moraram vossos pais; ali habitarão para sempre, também eles, com seus filhos e netos, e o meu servo Davi será o seu príncipe para sempre. 26Farei com eles uma aliança de paz, será uma aliança eterna. Eu os estabelecerei e multiplicarei, e no meio deles colocarei meu santuário para sempre. 27Minha morada estará junto deles. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 28Assim as nações saberão que eu, o Senhor, santifico Israel, por estar o meu santuário no meio deles para sempre”.

Salmo responsorial: Jr 31,10.11-12ab.13 (R. cf. 10d)

R. O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

10Ouvi, nações, a palavra do Senhor *e anunciai-a nas ilhas mais distantes: “Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, *e o guardará qual pastor a seu rebanho!” R.

11Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó *e o libertou do poder do prepotente. 12aVoltarão para o monte de Sião, †entre brados e cantos de alegria *bafluirão para as bênçãos do Senhor. R.

13Então a virgem dançará alegremente, *também o jovem e o velho exultarão; mudarei em alegria o seu luto, *serei consolo e conforto após a guerra. R.

Evangelho: Jo 11,45-56

Naquele tempo, 45muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. 46Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. 47Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o conselho e disseram: “O que faremos? Esse homem realiza muitos sinais. 48Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso lugar santo e a nossa nação”. 49Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não entendeis nada. 50Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” 51Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. 52E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. 53A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus. 54Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. 55A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. 56Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no templo, comentavam entre si: “O que vos parece? Será que ele não vem para a festa?”


Santos em destaque

São Gualter, abade (†c. 1095). Primeiro abade do mosteiro de Pontoise, França. Ensinou aos monges a regra monástica com o próprio exemplo e combateu os costumes simoníacos difundidos entre o clero.

Beato Pedro Higgins, presbítero e mártir (†1642). Sacerdote dominicano preso e enforcado sem juízo prévio em Naas, Irlanda, durante o reinado de Carlos I da Inglaterra.

São José Oriol, presbítero (†1702). Sacerdote de Barcelona, Espanha, que pela mortificação corporal, exímia prática da pobreza e oração contínua vivia sempre em estreita união com Deus e animado por uma alegria celeste.

Beata Anunciada Cocchétti, virgem (†1882). Fundou em Cemmo, Itália, o Instituto das Irmãs de Santa Doroteia. Morreu aos 82 anos, tendo dedicado sua longa vida à instrução e educação de moças pobres.

Santa Rebeca de Himlaya, virgem (†1914). Da Ordem Libanesa das Maronitas de Santo Antônio. Viveu cega e paralítica durante trinta anos, mas com uma inabalável confiança em Deus.

Beato Metódio Domingos Trčka, presbítero e mártir (†1959). Sacerdote redentorista, encarcerado numa cela úmida da prisão de Leopoldov, Eslováquia, onde morreu de pneumonia.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

26 de novembro de 2024

Terça-feira da 34ª semana do Tempo Comum Leituras da...

25 de novembro de 2024

Segunda-feira da 33ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

24 de novembro de 2024

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo Hoje,...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever