Leituras da Missa
Primeira leitura: At 13,44-52
44No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra de Deus. 45Ao verem aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia. 46Então, com muita coragem, Paulo e Barnabé declararam: “Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que nos vamos dirigir aos pagãos. 47Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: ‘Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra'”. 48Os pagãos ficaram muito contentes, quando ouviram isso, e glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que eram destinados à vida eterna, abraçaram a fé. 49Desse modo, a palavra do Senhor espalhava-se por toda a região. 50Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e religiosas, assim como os homens influentes da cidade, provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território. 51Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés, e foram para a cidade de Icônio. 52Os discípulos, porém ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo.
Salmo responsorial: Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R. 3cd)
R. Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.
1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, *porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo *alcançaram-lhe a vitória. R.
2O Senhor fez conhecer a salvação, *e às nações, sua justiça; 3arecordou o seu amor sempre fiel *bpela casa de Israel R.
cOs confins do universo contemplaram *da salvação do nosso Deus. 4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, *alegrai-vos e exultai! R.
Evangelho: Jo 14,7-14
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.
Santos em destaque
Santa Zita, virgem (†1278). Distribuía aos pobres o pouco que lhe sobrava do salário recebido como empregada doméstica. Sua santidade foi reconhecida ainda em vida.
São Pedro Armengol, religioso (†1304). Converteu-se da vida péssima que levava e, tornando-se religioso mercedário, dedicou-se a resgatar os escravos cristãos na África.
Beato Nicolau Roland, presbítero (†1678). Fundou em Reims, França, a Congregação das Irmãs do Menino Jesus. Durante alguns anos, foi diretor espiritual do jovem João Batista de la Salle.
Beata Catarina de Montenegro, virgem (†1565). Batizada quando menina na igreja ortodoxa, fez-se terciária dominicana e viveu 50 anos numa estreita cela junto à igreja de São Paulo, em Kotor, Montenegro.
Beata Maria Antônia Bandrés y Elósegui, virgem (†1919). Religiosa espanhola da Congregação das Filhas de Jesus. Edificou a todos pela fé e serenidade de espírito com que enfrentou a inexorável doença da qual faleceu aos vinte e um anos.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online
Galerias de imagens