30 de maio de 2023

Leituras da Missa

Primeira leitura: Eclo 35,1-15

Aquele que guarda a lei faz muitas oferendas; aquele que cumpre os preceitos oferece um sacrifício salutar. Aquele que mostra agradecimento, oferece flor de farinha, e o que pratica a beneficência oferece um sacrifício de louvor. O que agrada ao Senhor é afastar-se do mal, e o que o aplaca é deixar a injustiça. Não te apresentes na presença de Deus de mãos vazias, porque tudo isso se faz em virtude do preceito. O sacrifício do justo enriquece o altar, o seu perfume sobe ao Altíssimo. A oblação do justo é aceitável, e sua memória não cairá no esquecimento. Honra ao Senhor com coração generoso e não regateies as primícias que apresentares. Faze todas as tuas oferendas com semblante sereno, e com alegria consagra o teu dízimo. Dá a Deus segundo a doação que ele te fez, e com generosidade, conforme as tuas posses; porque ele é um Deus retribuidor, e te recompensará sete vezes mais. Não tentes corrompê-lo com presentes: ele não os aceita; nem confies em sacrifício injusto, porque o Senhor é um juiz que não faz discriminação de pessoas.

Salmo responsorial: Sl 49(50),5-6.7-8.14 e 23 (R. 23b)

R. A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

‘Reuni à minha frente os meus eleitos, *que selaram a Aliança em sacrifícios!’ Testemunha o próprio céu seu julgamento, *porque Deus mesmo é juiz e vai julgar. R.

‘Escuta, ó meu povo, eu vou falar; †ouve, Israel, eu testemunho contra ti: *Eu, o Senhor, somente eu, sou o teu Deus! Eu não venho censurar teus sacrifícios, *pois sempre estão perante mim teus holocaustos; R.

Imola a Deus um sacrifício de louvor *e cumpre os votos que fizeste ao Altíssimo. Quem me oferece um sacrifício de louvor, *este sim é que me honra de verdade.
A todo homem que procede retamente, *eu mostrarei a salvação que vem de Deus’. R.

Evangelho: Mc 10,28-31

Naquele tempo: Começou Pedro a dizer a Jesus: ‘Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.’ Respondeu Jesus: ‘Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida – casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições – e, no mundo futuro, a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros.’


Santos em destaque

Santos Basílio e Emília (†349 e 372). Casal virtuoso da Capadócia (atual Turquia), instruiu no caminho da perfeição seus dez filhos, dos quais quatro são venerados nos altares: São Basílio Magno, São Gregório de Nisa, São Pedro de Sebaste e Santa Macrina.

São Fernando III, rei de Castela e Leão (†1252). Grande devoto da Virgem Maria, foi prudente na administração do reino, cultivador das artes e das ciências e zeloso na propagação da Fé.

Santa Joana d’Arc, virgem (†1431). Após ter combatido valentemente em defesa da Pátria, foi entregue nas mãos dos inimigos, condenada num processo iníquo e queimada viva.

São Lucas Kirby, presbítero e mártir (†1582). Após sofrer inúmeros tormentos, foi suspenso na forca em Tyburn, Londres, durante o reinado de Isabel I.

São Matias Kalemba, mártir (†1886). Cognominado Mulumba o Forte, em Kampala, Uganda, abandonou o culto maometano, foi batizado, renunciou ao cargo de juiz e se dedicou a difundir a doutrina católica, sendo por isso torturado e morto por ordem do rei Mwanga.

São José Marello, Bispo (†1895). Bispo de Acqui, no Piemonte, Itália, fundador da Congregação dos Oblatos de São José.

Beato Guilherme Scott, presbítero e mártir (†1612). Nascido numa família anglicana, converteu-se ao catolicismo e fez-se beneditino. Foi morto no reinado de Jaime I da Inglaterra, por exercer clandestinamente seu ministério sacerdotal.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

6 de dezembro de 2023

Terça-feira da 2ª semana do Advento Memória facultativa de São...

5 de dezembro de 2023

Terça-feira da 1ª semana do Advento Em Portugal Memória dos...

4 de dezembro de 2023

Segunda-feira da 1ª semana do Advento Memória facultativa de São...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever