31 de maio de 2022

Festa da Visitação de Nossa Senhora

A Virgem Maria viajou para visitar sua prima Isabel, a mãe do Precursor. “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” — exclamou Isabel em resposta à saudação de Maria.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Sf 3,14-18

14Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém! 15O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos; o rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti, nunca mais temerás o mal. 16Naquele dia se dirá a Jerusalém: “Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! 17O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores, 18como nos dias de festa. Afastarei de ti a desgraça, para que nunca mais te cause humilhação”.

Salmo responsorial: Is 12,2-3.4bcd.5-6 (R.6b)
R. O Santo de Israel é grande entre vós.

2Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; + o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. * 3Com alegria bebereis do manancial da salvação. R.

4be direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor, + 4cinvocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, * 4dentre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime. R.

5Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, * publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! 6Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, * porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!” R.

Evangelho: Lc 1,39-56

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.


Santos em destaque

Santa Camila Battista Varano, abadessa (†1524). Filha do príncipe de Camerino (Itália), abandonou tudo para ingressar, aos 23 anos, no mosteiro das clarissas de Urbino. Três anos depois, fundou em Camerino um mosteiro da Ordem, do qual foi abadessa.

São Félix de Nicósia, religioso (†1787). Irmão leigo do convento capuchinho de Nicósia, Itália, admitido na ordem após dez anos de insistência.

São Noé Mawaggali, mártir (†1886). Morto pelos emissários do rei, de quem era fâmulo, enquanto ministrava uma aula de catecismo em Mityana, Uganda.

Beato Tiago Salomoni, presbítero (†1314). Aos dezessete anos, distribuiu todos os seus bens aos pobres e ingressou no mosteiro dominicano de Veneza.

Beatos Roberto Thorpe, sacerdote, e Tomás Watkinson, mártires (†1591). Foram decapitados durante o reinado de Isabel I da Inglaterra. O primeiro por ser padre católico e o segundo por ter prestado freqüentemente auxílio aos padres.

Beato Nicolau Barré, presbítero (†1686). Fundou as Escolas Cristãs e da Caridade, nas quais se inspirou São João Batista de La Salle para a fundação dos Irmãos das Escolas Cristãs.

Beato Mariano de Roccacasale, religioso (†1866). Frade franciscano, foi durante mais de quarenta
anos porteiro do convento de Bellegra, Itália, onde não perdia ocasião de fazer bem às almas.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior30 de maio de 2022
Próximo artigo1 de junho de 2022

Próximas liturgias

9 de dezembro de 2022

Sexta-feira da 2ª semana do Advento Memória facultativa de São...

8 de dezembro de 2022

Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora Imaculada Conceição de...

7 de dezembro de 2022

Memória de Santo Ambrósio Santo Ambrósio, Bispo e doutor da...
Artigo anterior30 de maio de 2022
Próximo artigo1 de junho de 2022

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,148SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever